Nessa quarta-feira (24), o Sindicato comemorou 88 anos de lutas e conquistas dedicadas à categoria bancária e à classe trabalhadora. E quem fez a festa foi a categoria, durante o último sorteio da Campanha de Sindicalização e Atualização Cadastral 2021 transmitido ao vivo pelos canais da entidade no Facebook e YouTube.
Entre os prêmios sorteados tivemos: uma televisão smart Samsung 50 polegadas 4K, um mini system completo, tablet Samsung e um vale-combustível de RS 500,00.
Clique aqui para ver a lista completa de vencedores
O Sindicato dos Bancários foi fundando em 1933, um ano após ocorrer a primeira greve nacional da categoria bancária. E logo na sua origem, a entidade já incomodava as autoridades regionais e nacionais.
Na ditadura de Getúlio Vargas, mesmo sendo do Pará e Amapá, o Sindicato foi limitado a atuar apenas no município de Belém. Somente na década de 1980 foi que a entidade teve sua jurisdição reconhecida.
Entre as décadas de 1980 e 1990, o Sindicato participou de momentos históricos e decisivos para a categoria bancária e para a classe trabalhadora, como: a fundação da Central Única dos trabalhadores – CUT e a fundação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf.
“Em 1994 a 2002, o Brasil foi assolado por um intenso neoliberalismo no período FHC (Fernando Henrique Cardoso) e tivemos muito desemprego, arrocho salarial, privatizações. Foi uma honra para mim, nos anos de 1998, estar presidindo o Sindicato e ser a primeira mulher a presidir o sindicato”, ressalta a ex-presidenta do Sindicato e atual vice-presidenta da entidade, Vera Paoloni.
“Ao longo da nossa história, outras conquistas merecem destaque, entre elas: o dia do bancário, o décimo terceiro salário, a jornada de seis horas para a categoria bancária, o auxílio-refeição, a licença maternidade de 180 dias para gestantes, a licença paternidade de 20 dias úteis, a licença saúde e, também, a campanha nacional unificada que define o reajuste de toda categoria, dentre outras conquistas importantes”, afirma o ex-presidente do Sindicato, Gilmar Santos.
“E hoje, o Sindicato esta na vanguarda do movimento sindical na Amazônia com uma usina de energia solar, que abastece a sede de Belém e as subsedes de Marabá e Santarém, e também conta com diversos serviços permanentes a categoria como atendimento a saúde, jurídico, ginásio, alojamento nas sedes e subsedes, uma série de convênios, a nossa comunicação, visitas a locais de trabalhos através das caravanas. E o Sindicato busca estar sempre presente nas lutas da classe trabalhadora e da categoria”, destaca a atual presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.
Fonte: Bancários PA