Notícias

home » notícias

20 de Setembro de 2023 às 07:40

4º Circuito Bancário de Corrida e Caminhada leva mais de 300 atletas ao Parque do Utinga


Desde as primeiras horas do dia 17 de setembro, a equipe de organização do Sindicato dos Bancários do Pará já estava a postos montando a estrutura deste 4ª Circuito Bancário, que bateu recorde de inscrição da categoria bancária com 125 inscrições.

E no escuro da madrugada, antes das 5h da manhã foram chegando os primeiros participantes. Às 5:50h todos e todas já estavam a postos, e o sol já tinha nascido quando, às 6h da manhã, foi dada a largada para mais uma Corrida e Caminhada de rua, que neste ano chegou em sua 17ª edição em Belém.

O percurso foi de 8km para a corrida e 4km para a caminhada, sendo realizada em 27 minutos e 43 segundos por Rosivaldo Moreira da Silva, que levou o 1° lugar geral masculino. “Ano passado eu fiquei em 3º lugar, hoje fiquei em 1º, e é um sentimento muito bom porque a gente treina pra ser o 1º colocado. Então eu fico feliz com mais um podium e tô me preparando pra corrida do Círio”, disse.

E o 1º lugar geral feminino foi conquistado pela Rosângela Costa Muniz, que realizou o percurso em 32 minutos e 09 segundos, e disse como foi importante participar dessa corrida. “Pra mim, estar aqui participando, é um privilégio muito grande. Eu me encontrava muito debilitada, em cima de uma cama quando um grupo de amigos me convidou pra correr e hoje eu estou aqui. Há dois anos eu participo de corridas profissionais. Eu caí no trabalho aí eu acho que lesionei a coluna, aí eu parei um tempo, mas desde o colegial já amava correr, prestigiava os eventos. O meu sonho era participar da Corrida do Sal, mas eu nunca tive oportunidade, porque o financeiro é muito pouco, tinha que trabalhar pra custear meu pai, ajudar meu pai, a minha mãe e os meus estudos; então depois eu conheci uns amigos e já viu como é que é correr e ter amigos assim que te impulsionam é maravilhoso”, contou.

Veja aqui a lista geral de classificação

Já quem levou o 1° lugar geral bancário masculino, foi Rosemiro de Souza Neves, da Caixa, no tempo de 33 minutos e 39 segundos. “Correr é bom, mas correr em família é melhor ainda. Queria aproveitar pra agradecer a minha esposa que está aqui comigo, a minha filhinha caçula e a minha outra filha que ficou em casa. Minha esposa que me incentivou a participar de corridas e hoje ela está prestigiando mais uma vez igual ano passado, ela não pôde vir, mas esse ano ela veio”.

Miro ainda deixou um recadinho para os bancários e bancárias: “Venham correr pessoal! Não é só o dia a dia da agência, do atendimento ao público, corrida é muito bom, convide os seus familiares, convide os seus filhos, a sua esposa, correr faz bem pra saúde e correr em família é melhor ainda. Vem correr com a gente, seja você da Caixa, seja você do Banco do Brasil, Banpará, Itaú, Bradesco, qualquer banco, você bancário ou não bancário, venha correr que correr faz muito bem pra sua saúde”, instigou.

E Lidia Maria Santana Costa, do Itaú, no tempo de 37 minutos e 12 segundos conquistou o 1º lugar geral bancária, sendo podium no segundo ano consecutivo. “Ano passado foi a minha primeira participação, eu fiquei muito feliz, gostei muito do meu resultado, então eu decidi que do ano passado pra esse ano eu ia me preparar mais ainda, tanto é que o resultado veio, cheguei em primeiro lugar novamente, consegui diminuir dois minutos do meu tempo; e estou aí treinando direto, é alimentação, é cuidar da saúde”, comemorou.

Além de bancários e bancárias, a corrida e caminhada também congrega a participação de corredoras e corredores com deficiência e da comunidade.

Valdivino Medeiros da Silva Neto, tem 8% de visão, tem glaucoma, 8º título na corrida, corre há mais de 20 anos foi o único corredor na categoria “visual”. Valdivino chegou ao final no tempo de 44 minutos e 27 segundos. “É bom, né, a gente estar participando de vez em quando do que a gente gosta que é correr. Antes eu corria com cadeirante que é meu filho, ele é minha visão e eu sou as pernas dele, mas quando tem as corridas que tem, por exemplo, premiação; eu corro com Luciano que é meu guia. Já depois de grande, depois de velho que a corrida entrou na minha vida. É uma coisa que a gente gosta, que a gente treina dia a dia”.

Felipe Rodrigues Soares correu na categoria “cadeirante” conquistando o 1º lugar no tempo de 46 minutos e 9 segundos; e Letícia Costa Moraes, única corredora na mesma categoria chegou à linha em 55 minutos e 44 segundos.

Para Tatiana Oliveira, presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, o 4º Circuito de Corrida e Caminhada foi um sucesso. “O meu sentimento é o melhor possível, é satisfação de dever cumprido e acho que todo mundo percebeu que a gente escolheu a cor verde já por conta de Belém ser a sede da COP 30. Colocamos uma árvore aí na camisa, mas a ideia é chamar a atenção pra esse evento tão importante que Belém vai sediar, que o Sindicato vai participar e quer chamar a categoria também pra participar desse debate. É um esporte que é coletivo, de certa forma, então a gente volta da 2ª edição pós-pandemia, a gente espera poder estimular cada vez mais a participação de todo mundo e da nossa categoria, é claro, rs”.

“Este ano foi o ano que mais bancários se inscreveram, 125 bancários inscritos na corrida, é um recorde pra nós; é o segundo recorde que eu quebro na Corrida dos Bancários. Nada melhor do que trazer a Amazônia pro nosso evento que é um nome forte do nosso estado que é a Amazônia, as árvores, as especificidades que têm, entre elas a vitória-régia, que nós estamos representando a vitória-régia hoje”, destacou o diretor de esportes do Sindicato dos Bancários do Pará, Luiz Otávio Pereira.

*Nota: O 3ª lugar da categoria bancária foi desclassificada em razão de em razão de equívoco na troca de chip com outra pessoa. Assim, a 4ª colocada ficou em 3º lugar.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas