O 10º Congresso Distrital dos Bancários e Bancárias do DF e Entorno aprovou na noite de sábado (31) as prioridades da categoria e o plano de lutas para fazer frente às ameaças aos direitos, às conquistas e aos empregos dos trabalhadores, para combater o desmonte e a privatização dos bancos públicos e para defender o Estado brasileiro, a soberania nacional, os serviços públicos e a democracia dos ataques sistemáticos do governo Bolsonaro.
Com o tema “Brasil: Vida, Democracia, Direitos e Luta”, o congresso foi dedicado às vitimas fatais do coronavírus. A homenagem foi traduzida durante o ato de abertura do evento em vídeo com Chico César cantando o poema “Inumeráveis”, de Bráulio Bessa, criado para não deixar que as pessoas vitimadas pela doença se tornem apenas números.
Debates e proposições
As análises sobre os desafios do próximo período e as proposições para o plano de lutas resultaram de debates em cinco mesas temáticas realizadas ao longo deste sábado:
Para o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, as lutas da categoria foram muito bem delineadas pela qualidade dos debates ocorridos no 10º Congresso, desde o ato de abertura, com rica contribuição dos convidados Márcio Pochmann, presidente do Instituto Lula, Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT, e Erika Kokay, deputada federal pelo PT-DF. “A nossa permanente e forte mobilização nesse período de enfrentamento da pandemia, em defesa da saúde e da vida dos bancários e bancárias, por nossas demandas nos bancos privados e públicos, contra tantas mazelas e desmandos perpetrados por esse desgoverno de genocidas ineptos, se torna ainda mais contundente a partir das definições do nosso congresso. São linhas de ações que, certamente, contribuirão para as lutas do conjunto da categoria bancária e de todos os demais trabalhadores”, afirmou.
O 10º Congresso também aprovou a indicação de encontros nacional para debater Cassi e Previ, até o final do ano.
O Congresso Distrital definiu a delegação que representará os bancários e bancárias do DF e Entorno nos fóruns nacionais da categoria. A 23ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece em setembro, contará com 67 representantes de Brasília.
Os congressos e encontros específicos por bancos serão realizados durante o mês de agosto.
Banco do Brasil
Com o tema “Construindo juntos o futuro do Banco do Brasil”, o 32º Congresso Nacional dos Funcionários do BB (CNFBB) será no dia 8 de agosto e terá a participação de 39 delegados do Distrito Federal.
Caixa
O 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) “em defesa da Caixa e de seus empregados. Por um Brasil melhor” acontece no dia 7 de agosto, com 41 representantes do DF.
BNB
27º Congresso Nacional dos Funcionário do Banco do Nordeste do Brasil acontece o dia 7 de agosto com o tema “Banco do Nordeste do Brasil e FNE juntos construindo um nordeste melhor.”
Bradesco
O encontro nacional dos bancários do Bradesco, realizado no dia 3 de agosto, terá como mote “O que queremos do Futuro é emprego, saúde e um Brasil melhor”.
Santander
O encontro nacional dos bancários do Santander será “Contra a precarização e em defesa da vida e do emprego”, no dia 3 de agosto.
Itaú
As atividades do Itaú serão no dia 5 de agosto com o mote “O futuro só será possível com emprego, saúde e melhores condições de trabalho”.
BMB
O Encontro Nacional do Banco Mercantil acontece no dia 4 de agosto, das 14h às 18h, com o tema “garantindo conquistas e avançando em direito dos empregados do Banco Mercantil do Brasil”.
Basa
O 12º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia “Desenvolvendo a região norte e o País” acontece no dia 8 de agosto.
Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília