Nesta segunda-feira, dia 15 de maio, milhares de trabalhadores da iniciativa privada nascidos nos meses de julho e agosto poderão contar com um alívio financeiro, pois será realizado o pagamento do abono salarial de 2023 (ano-base 2021). Esse benefício, também conhecido como PIS/PASEP, é concedido anualmente aos trabalhadores que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo federal.
O Abono Salarial é um benefício social destinado aos trabalhadores que atendem aos seguintes requisitos: estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base correspondente ao pagamento e ter recebido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
O valor do Abono Salarial a ser pago é de até um salário mínimo. Esse recurso pode ser um importante auxílio para ajudar no pagamento de contas, despesas do dia a dia ou até mesmo ser guardado para objetivos futuros.
O calendário de pagamento do Abono Salarial é definido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Portanto, aqueles que nasceram em julho e agosto devem ficar atentos para garantir o recebimento do benefício dentro do prazo estabelecido.
Para verificar a data de pagamento, é possível consultar o site da Caixa, responsável pelo pagamento do PIS, ou o site do Banco do Brasil, responsável pelo pagamento do PASEP.
Mês de nascimento……….Data do pagamento
Janeiro e fevereiro………..15 de fevereiro
Março e abril……………...15 de março
Maio e junho……………...17 de abril
Julho e agosto……………15 de maio
Setembro e outubro……...15 de junho
Novembro e dezembro…..17 de julho
Final da inscrição Pasep....Data do pagamento
0………………………........15 de fevereiro
1……….……….………......15 de março
2 e 3……….……….……....17 de abril
4 e 5……….……….……...15 de maio
6 e 7……….……….……...15 de junho
8 e 9……….……….……...17 de julho
Por: Comunicação do SEEBCG-MS com informações da Agência Brasil