O Sindicato dos Bancários do Pará repudia o ataque sofrido pelo jornalista Kleyton Silva, assessor do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Pará (SISEMPPA), na última quinta-feira (13), no Hangar – Centro de Convenções, em Belém (PA), quando o jornalista cobria a posse do Procurador Geral de Justiça (PGJ), a serviço do seu sindicato.
Durante a cobertura, a mochila com equipamentos fotográficos do jornalista foi revistada, sem o seu conhecimento, pelo coronel da Polícia Militar (PM) Leonardo Franco, chefe do Gabinete Militar do MPPA. Ao tomar conhecimento deste fato, o profissional de imprensa notificou a assessoria de comunicação do órgão e questionou o coronel a respeito do procedimento.
Ao término do evento, quando Kleyton saiu do local, foi seguido e teve seu veículo atacado pelo coronel e outras três pessoas não identificadas. O jornalista manteve-se trancado e o grupo não conseguiu retirá-lo do veículo. Ao perceberem que o jornalista pedia ajuda externa desistiram da ação. Enquanto se afastavam, gritaram que iriam procurá-lo e encontrá-lo.
O Sindicato dos Bancários do Pará repudia esta e toda e qualquer atitude de violência contra profissionais de imprensa no livre exercício de sua profissão; e solidariza-se com o jornalista agredido e com as demais entidades sindicais em luta pela liberdade de imprensa, pela democracia no Pará e no Brasil e pelas devidas providências para que este referido caso não passe impune
Belém, 18 de abril de 2023
Sindicato dos Bancários do Pará