Notícias

home » notícias

30 de Janeiro de 2014 às 23:00

31/01/2013 - Quadrilha explode bancos durante assaltos no nordeste paraense


(Belém-PA) - Explosão-a-caixas-eletrônicos-destruiu-as-agências-do-BB-e-Banpará-em-Viseu. Imagem-da-agência-do-BBA cidade de Viseu, no nordeste paraense, voltou à mira das quadrilhas especializadas em roubo a banco. Na madrugada dessa quinta-feira (30), um grupo com mais de 12 homens que portava armamentos de grosso calibre, explodiu os caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil e Banpará no município e levou grande quantidade de dinheiro.

 
Explosão-a-caixas-eletrônicos-destruiu-as-agências-do-BB-e-Banpará-em-Viseu. Imagem-da-agência-do-BB Agência-do-BB-em-Viseu-após-a-explosão-durante-o-assalto Insegurança-bancária-impera-no-Pará - imagem-do-BB-Viseu-após-assalto 
 
Antes, parte do bando sitiou o quartel policial de Viseu para dar cobertura ao assalto. Dois carros foram usados na fuga da quadrilha. Houve troca de tiros com a Polícia, e quatro pessoas ficaram feridas durante o confronto.

Agência-do-BB-em-Viseu-após-a-explosão-durante-o-assaltoEm uma semana, quatro assaltos a banco foram registrados no Pará: o “sapatinho” à gerente do Banpará BR-316, em Ananindeua na última sexta-feira (24); outro “sapatinho” nessa quarta-feira (29) contra o gerente do PAB do Banpará SEDUC, na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém e a poucos metros do Palácio dos Despachos do Governo do Estado; e hoje (30) os assaltos ao Banco do Brasil e Banpará de Viseu.

“Mal o ano começa, e novamente constatamos que a insegurança impera no Pará. O Governo não consegue das respostas à sociedade para melhorar a segurança pública, e os bancos não apresentam investimentos reais para garantir segurança de verdade nas agências bancárias que atuam em nosso Estado. Para que essa realidade comece a mudar, seria bom que governos e bancos dessem mais ouvidos às proposições que fazemos pelo bem da segurança pública e bancária. Caso contrário, continuaremos reféns da violência que domina o território paraense”, critica a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Violência crescente, Governo inerte!

Insegurança-bancária-impera-no-Pará - imagem-do-BB-Viseu-após-assaltoEm 2012 o Sindicato dos Bancários do Pará registrou 51 ocorrências de assaltos a bancos no Pará, sendo 36 consumados e 15 tentativas. Naquele ano, no dia 2 de março, a agência do Banco do Brasil, em Viseu, sofreu uma tentativa de arrombamento de caixas eletrônicos.

No ano passado, o Sindicato registrou 52 ocorrências de violência contra bancos no Estado, das quais foram 39 assaltos consumados e 13 tentativas. Novamente Viseu esteve na lista de cidades paraenses vítimas de assalto a bancos. No dia 1º de agosto de 2013, o gerente do Banpará na cidade, a esposa dele e a filha viveram horas de terror sob a mira de quatro bandidos armados. Cerca de R$ 200 mil foram levados nesse assalto.

“A cidade de Viseu é rota constante das quadrilhas especializadas em roubo a banco aqui no Pará, mas o Governo parece não ter estratégia para combater efetivamente, com prevenção, esse tipo de crime em nosso Estado. Resultado disso é a sociedade acuada, e os bancários e bancárias, juntamente com seus familiares, amedrontados com tanta violência rondando nosso ambiente de trabalho. O Governo do Estado e os bancos precisam assumir a responsabilidade sobre a segurança pública e bancária no Pará, nossa situação é grave e precisa de respostas urgentes”, complementa o diretor do Sindicato e membro da Comissão de Segurança Bancária da Fetec-CN, Sandro Mattos.

Fonte: Bancários PA

Notícias Relacionadas