Crédito: Jailton Garcia - Contraf-CUTPrimeira reunião de avaliação nacional ocorreu no dia 18 de março O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e o Coletivo Nacional de Segurança Bancária, se reúnem no próximo dia 23 de julho, às 15 horas, com a Fenaban, em São Paulo, para fazer a avaliação nacional do Projeto-piloto de Segurança Bancária. Conquistado nas negociações da Campanha Nacional 2012, a iniciativa está em andamento em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Assinado no dia 14 de maio de 2013 com prazo de adequação das agências em até 90 dias, o projeto-piloto testa itens de segurança há muito tempo reivindicados pelos bancários para a prevenção de assaltos, como porta giratória com detector de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, guarda-volumes e vigilantes armados e com coletes balísticos.
Os primeiros resultados apontaram redução dos assaltos, bem como queda nos crimes de "saidinha de banco", cujos dados nunca antes tinham sido revelados. Até a reunião serão conhecidos novos números para avaliar a eficácia das medidas do projeto-piloto.
"A expectativa dos bancários é a extensão das medidas testadas e aprovadas no projeto-piloto para todas as agências e postos de atendimento bancário de todo o Brasil, buscando trazer mais segurança e proteger a vida de trabalhadores e clientes", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
A Fenaban tambᄅm apresentará a estatística semestral de assaltos a bancos referente ao primeiro semestre de 2014, conforme estabelece a cláusula 32ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Reunião preparatória No mesmo dia, às 9h30, haverá uma reunião sobre Segurança Bancária, na sede da Contraf-CUT. O objetivo é preparar os debates com os bancos.
Fonte: Contraf-CUT