Uma nova modalidade de crime que tem assustado os moradores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (SP) há alguns anos é a explosão de caixas eletrônicos. Durante as ações, os criminosos utilizam até fuzis para intimidar clientes e proprietários de estabelecimentos, como postos de combustíveis às margens da Rodovia Presidente Dutra.
A nova comandante da Polícia Militar na região, coronel Eliane Nicoluk, crítica que as agências bancárias não contribuem no auxílio a segurança destes equipamentos.
"Meu antecessor, coronel Armani, fez várias reuniões com Febraban para garantir a segurança desses locais. O sistema de segurança em alguns países é melhor do que o do Brasil", comenta a coronel.
Nicoluk era comandante do Batalhão da Polícia em Taubaté, e na cidade foi aprovada uma lei para reforçar a segurança nos locais onde ficam os caixas eletrônicos.
"Para melhorar a segurança poderiam ser instaladas câmeras de segurança nestes locais, onde os caixas estão instalados, colocar obstáculos que dificultem a chegada de terceiros. Isso são medidas que ajudam muito", sugere a comandante.
Até o momento, já são quase 15 explosões a caixas eletrônicos em todo o Vale do Paraíba somente este ano. No último caso, dois equipamentos foram danificados na praia de Maresias, em São Sebastião. Parte do dinheiro foi levado e ninguém foi preso. O local não possuía câmeras de segurança.
Fonte: Rádio Piratininga