O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) lança, a partir de segunda-feira (4/9), a Pesquisa Estadual Sobre Saúde e Condições de Trabalho, direcionada aos bancários dos bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil e Basa) e privados (Itaú, Bradesco e Santander) e aos trabalhadores das cooperativas de crédito dos sistemas Sicoob Norte, Credisis e Sicoob Fronteiras no Estado.
A pesquisa será no formato digital, com um link sendo enviado aos trabalhadores via e-mail pessoal. O prazo da pesquisa é de 4 a 30 de setembro, mas, caso seja necessário, poderá ser estendido para outubro.
“É premente compreender o processo saúde-doença com um olhar mais ampliado, inclusive para além do ambiente de trabalho. A saúde e as condições de trabalho do trabalhador bancário e cooperativário configuram um cenário cada vez mais desafiador. Por isso a pesquisa permitirá ao Sindicado um entendimento mais aprofundado do cenário de saúde e condições de trabalho nos bancos e cooperativas de crédito no Estado, e consequentemente, possibilitará a implementação de medidas que atendam melhor às demandas educativas, preventivas e interventivas que assegurem ao bancário e ao cooperavitário a sua dignidade humana”, explicou Edson Tavares, secretário de Saúde do SEEB-RO.
“Pedimos a todos que respondam à pesquisa, pois é através dela que o Sindicato poderá chegar a um diagnóstico exato da realidade nos locais de trabalho e, consequentemente, iniciar e intensificar os trabalhos específicos para garantir que em cada agência bancária e em cada cooperativa de crédito, os trabalhadores do ramo financeiro em Rondônia tenham sua saúde protegida e tenham condições de trabalho dignas”, detalhou Ivone Colombo, presidenta do Sindicato, ressaltando que o sigilo das respostas será totalmente garantido pelo SEEB-RO.