O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) lançou, nos últimos dias, duas publicações que abordam temas importantes para os trabalhadores do ramo financeiro, que são a cartilha sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e a cartilha sobre o projeto “Basta! Não Irão Nos Calar!”.
A primeira explica, em detalhes, tudo sobre a CAT e sua importância para os trabalhadores do ramo financeiro (bancários e cooperativários) que, como já ficou evidenciado por estudos do INSS e do Dieese, representam algumas das categorias com índices preocupantes de acidentes (LER/DORT…) ou doenças adquiridas ou ocorridas por conta das atividades laborais.
“A ideia de elaboração da cartilha surge a partir da percepção da insuficiência de conhecimento dos trabalhadores do ramo financeiro, em Rondônia, sobre o documento. Existem diversas implicações e procedimentos que precisam ser seguidos caso algum trabalhador sofra acidente ou seja acometido de transtornos no aparelho psicológico, que tenha como nexo o ambiente laboral. Saber o que é a CAT e como funciona é primordial para a vida laboral do trabalhador bancário e cooperativário. Assim, o Sindicato reforça seu papel na defesa e socialização de sabedores protetivos à classe trabalhadora”, descreve Edson Wilson Tavares, Secretário de Saúde do SEEB-RO.
“Já estive à frente da Secretaria de Saúde do Sindicato e sei exatamente como os trabalhadores chegam até nós: esgotados, desesperançosos e buscando algum tipo de apoio gerado pelo trabalho extenuante e pelo assédio moral dos empregadores. Por isso é importante que os trabalhadores saibam da importância da CAT, que é um direito garantido em lei e que é, sobretudo, o principal instrumento para permitir alguma garantia para quem está precisando, mais do que nunca, cuidar da própria saúde sem sentir medo de perder seu emprego”, enfatiza Ivone Colombo, presidenta do SEEB-RO.
BASTA!
Ivone, além de ser a primeira mulher eleita para o cargo máximo da diretoria do Sindicato, também é a principal responsável pela implantação do projeto “Basta” em Rondônia. Ela colocou o combate a qualquer tipo de violência contra a mulher como prioridade em seu mandato, e foi dela o pedido de incluir, no projeto “Basta!”, também o atendimento aos casos de assédio sexual no ambiente de trabalho.
Com isso, após o lançamento, em abril deste ano, o projeto “Basta!” (que cria um canal de atendimento humanizado e orientação jurídica às mulheres bancárias e cooperativárias em situação de violência doméstica e assédio sexual no estado rondoniense) também ganhou uma cartilha, que vem com uma linguagem clara e leve.
“Peço a todos que leiam a cartilha, ela está muito bacana. Apesar de se tratar de um assunto muito pesado, tudo foi pensado para que pudesse ser uma leitura leve e dinâmica. Todas as cores, as figuras… tudo foi pensado com muito carinho para que a leitura fosse produtiva. O conhecimento muda o mundo, o conhecimento salva vidas. Basta de violência doméstica! Basta de assédio sexual! Seja nosso parceiro na luta contra a violência de gênero, nos ajude a divulgar o canal. Vamos juntos nessa luta!”, conclama Gesica Capato, Secretária de Esportes, Cultura e Lazer do Sindicato e coordenadora do projeto Basta! no estado.
Ivone Colombo e Gesica Capato