O Sindicato dos Bancários do Médio Araguaia (Sinbama) realizou nesta semana, com participação da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), a Caravana Menos Metas, Mais Saúde, com visitas às agências bancárias dos municípios que compõem sua base sindical. Distribuindo material impresso sobre o tema e conversando com os bancários, a ação visa combater as metas abusivas e o assédio moral, que estão provocando verdadeira epidemia de adoecimentos psíquicos das bancárias e dos bancários.
Intensificar a luta contra as metas abusivas e o assédio moral para evitar adoecimentos foram estratégias definidas tanto pela Conferência de Saúde da Fetec-CUT/CN como pelo Comando Nacional dos Bancários.
Defendendo a vida acima do lucro, a caravana da campanha Menos Metas, Mais Saúde começou na segunda-feira pelas agências de Barra do Garças, passando por Nova Xavantina, Água Boa, Canarana e terminando a última etapa nesta sexta-feira 15 em Querência. Foram visitadas agências de todos os bancos, públicos e privados, instalados na região. Confira na galaria de fotos.
“Superamos as dificuldades logísticas estamos visitando cinco municípios da nossa base para discutir a questão da saúde dos trabalhadores. Os bancários ficaram muito satisfeitos com as visitas e conseguimos ganhar muitos novos associados. Gostaria de agradecer também a participação do companheiro Wadson da Fetec, que nos ajudou bastante na discussão dos temas de saúde”, afirma Sebastião Soares, presidente do Sinbama.
“Essas nossas andanças pelo Médio Araguaia foram muito proveitosas, conversamos com os bancários, tiramos muitas dúvidas dos trabalhadores e filiamos vários bancários para o Sindicato”, acrescenta Wadson Boaventura, coordenador do Coletivo de Saúde e Condições do Trabalho da Fetec-CUT/CN, que participou ativamente da caravana.
“E já temos uma programação para uma segunda etapa dessa campanha em março do ano que vem, quando também faremos os congressos e conferências aqui na região para tirar propostas para a campanha nacional de 2024. Com muita satisfação, agradeço a todos que nos acolheram aqui na região do Médio Araguaia”, agradece Wadson.
Nas conversas com os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, Sebastião Soares e Wadson Boaventura receberam muitas reclamações do atendimento que recebem da Cassi e do Saúde Caixa em todos os municípios do Médio Araguaia.
“Vamos fazer um relatório dessas queixas e encaminhar para as comissões de empresa do BB e da Caixa, para que eles incluam essas reivindicações nas negociações com os dois bancos públicos”, informa Wadson, que coordena o Coletivo de Saúde dos Trabalhadores da Fetec-CUT/CN.
Leia também:
>>>> Comando Nacional dos Bancários vai exigir da Fenaban negociação efetiva sobre metas
Fonte: Fetec-CUT/CN