Com participação da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), o Sindicato de Rondonópolis (MT) realizou nesta semana a Caravana Menos Metas, Mais Saúde, com visitas às agências bancárias dos municípios que compõem sua base sindical. Distribuindo material impresso sobre o tema e conversando com os bancários, a ação visa combater as metas abusivas e o assédio moral, que estão provocando verdadeira epidemia de adoecimentos psíquicos das bancárias e dos bancários. Intensificar a luta contra as metas abusivas e o assédio moral para evitar adoecimentos foram estratégias definidas tanto pela Conferência de Saúde da Fetec-CUT/CN como pelo Comando Nacional dos Bancários.
Defendendo a vida acima do lucro, a caravana começou na quarta-feira 27 de novembro pela Agência Centro da Caixa em Rondonópolis e percorreu agências de outras cidades da base sindical, como Primavera do Leste e Campo Verde, terminando nesta sexta-feira 1º de dezembro na agência Centro do Banco do Brasil de Rondonópolis. Veja galeria de fotos no final.
“Estamos visitando todas as agências e nas unidades da Caixa estamos conversando sobre o Saúde Caixa e pedindo que todos se inteirem sobre o plano para poder optar no dia 5 na assembleia que faremos, da qual todos devem participar”, diz Almir Araújo, presidente do Sindicato de Rondonópolis. “E o projeto Menos Meta, Mais Saúde visa esclarecer os bancários a respeito das metas abusivas. Estamos junto com a categoria nessa luta. Qualquer dúvida, procure o Sindicato.” Confira no vídeo abaixo.
Nas agências da Caixa Econômica, os dirigentes sindicais também estão conversaram com os empregados sobre o acordo relativo ao plano Saúde Caixa, que será decidido nas assembleias que serão realizadas nesta terça-feira 5 de dezembro em todo o país. Saiba mais aqui sobre o acordo, negociado pela Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE Caixa)
“A caravana foi muito boa e muito receptiva pelos bancários. Há muitos questionamentos e estamos tirando as dúvidas da categoria nas reuniões nas agências. Isso com certeza ajudará a ampliar nossas ações visando combater as metas abusivas e melhorar as condições de trabalho e a saúde dos trabalhadores bancários”, afirma Sebastião Tavares, vice-presidente da Fetec-CUT/CN e secretário de Finanças do Sindicato de Rondonópolis.
Wadson Boaventura, coordenador do Coletivo de Saúde e Condições do Trabalho da Fetedc-CUT/CN, também participou da caravana. Ele elogia a iniciativa do Sindicato: “A nossa campanha Menos Meta, Mais Saúde está tendo uma boa aceitação e grande participação por parte dos bancários da base de Rondonópolis. Fizemos várias reuniões com bancários nas agências, principalmente no Banco do Brasil e na Caixa Econômica, onde também pudemos ajudar no debate sobre o acordo do Saúde Caixa. Esse diálogo que estamos tendo aqui é muito proveitoso. E aqui fica uma parceria instalada com os companheiros de Rondonópolis, para novas ações conjuntas no futuro”.
Também o secretário de Relações Políticas e Sindicais da Fetec-CUT/CN, Arílson da Silva, que participou da caravana, parabeniza o Sindicato de Rondonópolis: “Quero parabenizar o Sindicato de Rondonópolis pela realização dessa Caravana Menos Metas, Mais Saúde. As metas abusivas e o assédio moral fazem com que os bancários percam qualidade de vida e nada é mais importante que a preservação da saúde e a vida das pessoas. A Federação está junto com o Sindicato fazendo esse diálogo com a categoria e a caravana foi muito positiva”.
Leia também:
>>>> Comando Nacional dos Bancários vai exigir da Fenaban negociação efetiva sobre metas
Fonte: Fetec-CUT/CN