Notícias

home » notícias

5 de Junho de 2022 às 08:00

Participe da pesquisa internacional sobre bem-estar no trabalho bancário


O adoecimento do trabalhador bancário é uma preocupação antiga no Sindicato. Na Clínica do Trabalho Bancário são mapeadas as principais demandas de saúde da categoria no DF, mas a ação da entidade para garantir o bem-estar dos trabalhadores vai além. A partir de um consórcio firmado com instituições nacionais e internacionais, o Sindicato convida bancários e bancárias da ativa para participar da pesquisa sobre bem-estar no trabalho.

> Participe da pesquisa clicando aqui

O questionário, aplicado pela Universidade Internacional de Valência em colaboração com o Instituto Tecnológico de Monterrey, a IBERO; pela Universidade de Brasília, com coordenação do grupo de Pesquisa Psicossocial em Processos Laborais Sustentáveis; e pela Universidad Adolfo Ibáñez Business School, tem duração de 9 minutos e foi elaborado segundo padrões internacionais. O objetivo é que as respostas dos trabalhadores possibilitem um diagnóstico do bem-estar dos funcionários no trabalho, mostrando a situação de saúde dos bancários, principalmente nos últimos dois anos de pandemia de covid-19.

“Nos últimos anos, temos visto vários casos de adoecimento dos bancários, tanto nas agências quanto nas diretorias e TI. Isso, infelizmente, faz parte de uma triste estatística que não é divulgada. Colaborar com essa pesquisa é fazer com que nossa voz seja ouvida e nossas demandas mapeadas para reversão desse quadro de adoecimento sistêmico”, comenta o diretor da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Ivan Amarante.

Durante o 11º Congresso Distrital dos Bancários e Bancárias do DF e Entorno, a coordenadora técnica da Clínica do Trabalho e doutora em Psicologia Fernanda Duarte discorreu sobre a saúde mental da categoria. Antes da pandemia, os atendidos pelo serviço vinculado à Secretaria de Saúde da entidade apresentavam sintomas predominantemente ansiosos. Os dados do relatório anual de 2021, no entanto, apontam que sintomas depressivos começaram a concorrer com os sintomas ansiosos, indicando cada vez mais a presença de quadros mistos, assim como a intensificação da melancolização no trabalho bancário.

Da Redação


Notícias Relacionadas