A campanha Outubro Rosa tem papel fundamental para ressaltar o quanto o combate ao câncer de mama e os cuidados com a saúde da mulher são importantes. Também tem o objetivo de fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença através de exames, a exemplo da mamografia.
No Brasil, estima-se 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo como Inca (Instituto Nacional do Câncer). Mas, o governo Bolsonaro prefere cortar verbas e não dar devida atenção à saúde pública, especificamente a das brasileiras.
Entre janeiro de 2019 e julho de 2021, foram investidos, aproximadamente, R$ 376,4 milhões dos R$ 1,1 bilhão destinados às políticas focadas nelas. O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no mundo. Só em 2020 foram cerca de 2,3 milhões de casos novos. Por isso, as mulheres devem manter as consultas com ginecologistas e mastologista em dia.
Também precisam ficar alertas a qualquer sintoma, como nódulo fixo, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos.
O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região-MS se junta, mais uma vez, a demais instituições engajadas mundialmente para fazer o alerta às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero