Agora o Outubro é Rosa! O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso reforça a Campanha de prevenção ao câncer de mama, doença que ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).
Para a secretária da Mulher do Seeb/MT, Nice Souza, o melhor caminho é prevenção e visitar o médico regularmente. “Se o diagnóstico da doença for precoce, há chance de cura. Além disso, é preciso ter hábitos mais saudáveis, muitos fatores de risco estão relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física. Nossa luta é pela Vida, Se Cuide!”, orienta Nice.
Segundo o Inca, no Brasil a taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, foi de 14,23 por 100 mil habitantes.
No país, para 2021, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. É importante dizer que a doença também atinge o homem, porém, é mais comum no sexo feminino. Tanto é que das 18.295 mortes, 18.068 foram mulheres e 227 homens, segundo o Atlas de Mortalidade de 2019.
Redação Seeb com Instituto Nacional de Câncer/INCA