Por Edson W. Tavares *
A vida pede equilíbrio e a primeira meta do trabalhador do ramo financeiro de Rondônia em 2024 é cuidar de si mesmo.
A proposta é a conscientização da pessoa trabalhadora sobre a prevenção de doenças decorrentes de estresse, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc.
O Janeiro Branco é uma Campanha iniciada em 2014, e chama a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental e emocional.
O Brasil tem o terceiro pior índice de problemas psicológicos no mundo. A ansiedade é o principal diagnóstico, com 26,8% dos casos.
Diante do cenário preocupante, a campanha ganha mais relevância. Os transtornos mentais, inclusive depressão, são as principais causas de afastamento do trabalho.
No Brasil, 12,7% dos brasileiros já foram detectados com a doença em algum momento da vida e hoje 12 milhões de pessoas são diagnosticadas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). No mundo são quase 1 bilhão.
O mais agravante é que, nas Américas, quase 90% dos cidadãos foram afetadas por transtornos mentais não recebem o tratamento necessário, conforme a Revista Panamericana de Saúde Pública.
Frente aos desafios, o Janeiro Branco busca conscientizar e também alerta para a importância da concessão dos benefícios previdenciários oferecidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A garantia do direito é crucial, especialmente diante do aumento dos casos de transtornos mentais.
Então, procure adotar uma boa relação de proteção e condução da sua saúde mental e emocional.
* É Secretário de Saúde SEEB-RO