O primeiro painel da Conferência Regional de Saúde e Condições de Trabalho realizado pela Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) nesta terça-feira 11 de julho, em Brasília, incluiu a apresentação, seguido de debate, do documentário “Além do limite: Quando a meta é sobreviver”, produzido em 2022 pelo Sindicato dos Bancários do Porto Alegre. A Conferência está sendo transmitida ao vivo pelo canal da Fetec-CUT/CN no YouTube. Clique aqui para assistir.
“É uma impressionante e dramática narrativa que mostra inúmeros casos de adoecimento psíquico dos bancários em consequência do trabalho. Com entrevistas de trabalhadores vítimas do adoecimento mental e de especialistas que acompanham o tratamento desses bancários, o documento mostra de forma didática que esses adoecimentos são provocados por um modelo de gestão baseado no atingimento de metas inatingíveis e no assédio moral”, afirma Cleiton dos Santos Silva, presidente da Fetec-CUT/CN.
“O combate às metas abusivas e ao assédio moral estão provocando uma verdadeira epidemia de adoecimentos na categoria bancária, levando a um grande sofrimento psíquico a um número cada vez maior de trabalhadores, que em casos extremos terminam em suicídio. Esse é um dos mais graves problemas que a categoria enfrenta hoje e que precisamos resolver na mesa de negociação com os banqueiros”, acrescenta Cleiton.
Assista aqui ao documentário na íntegra.
A Conferência de Saúde e Condições de Trabalho prossegue durante toda essa segunda-feira 10 com a seguinte programação, que está sendo transmitida ao vivo em https://www.youtube.com/live/nMKcMGeKY9Q?feature=share:
14h – 2º painel - Relatório de Saúde do Trabalhador, por Vivian Machado, economista no Dieese (videoconferência).
15h – 3º painel - Relatório de 10 anos da Clínica do Trabalho, com participação de Ana Magnólia Mendes (videoconferência).
16h – 4º Painel - "Clínica do desgaste mental no trabalho bancário" e “vigilância em saúde mental relacionada ao trabalho", com Renata Paparelli (psicóloga, professora do curso de Psicologia da PUC-SP, coordenadora da Clínica do Trabalho da PUC-SP e coordenadora do NAST-Núcleo de Ações em Saúde do Trabalhador.
Do painel onde foi mostrado o documentário participaram Mauro Salles (secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Contraf-CUT), Jacéia Netz (assessora de Saúde da Fetrafi/RS), Wadson Boaventura (coordenador do Coletivo de Saúde da Fetec-CUT/CN) e Rafaella Gomes Freitas de Oliveira (secretária de Saúde e Condições de Trabalho da Federação).
Além do presidente da Fetec-CUT/CN Cleiton dos Santos e do secretário-geral Ayr José Cícero de Sá, da mesa de abertura da Conferência de Saúde e Condições de Trabalho participaram representantes de todos os sindicatos da base da Federação: Arilson Silva (Seeb Mato Grosso), Rafaella Gomes Freitas de Oliveira (Seeb Brasília e secretária de Saúde e Condições de Trabalho da Fetec-CUT/CN), Ivone Colombo (Seeb Rondônia), Sérgio Trindade (Seeb Pará), Edson Gomes (Sintraf Amapá), Neide Rodrigues (Seeb Campo Grande), Laudelino Vieira dos Santos (Seeb Dourados), Almir Araújo (Seeb Rondonópolis), Amarildo Carvalho (Sintraf Ride), Wesley Souza Rocha (Seeb Roraima) e Rosalina Amorim (representando a Contraf-CUT).
Fonte: Fetec-CUT/CN