Notícias

home » notícias

17 de Junho de 2023 às 08:21

Audiência pública discute Saúde do Trabalhador nesta quinta-feira em Dourados


A CIST - Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, do Conselho Municipal de Saúde, juntamente com o vereador Elias Ishy (PT), promovem nesta quinta-feira dia 15 de junho, uma audiência pública que discute a saúde do trabalhador em Dourados, sobre o tema: “A saúde que temos e a saúde que queremos”. O evento tem como propósito o debate e possíveis encaminhamentos diante do tema.

Vale salientar que as demandas e constantes modificações do mercado de trabalho impõem à sociedade o repensar da Saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

A ausência de estruturas e a falta de suporte para prevenção impactam diretamente na vida das pessoas. O alerta se faz para todos os problemas derivados das atividades laborais, ainda mais após o período de emergência da pandemia, quando aumentaram a prevalência de ansiedade e a depressão em todo o mundo, bem como os afastamentos por doenças ocupacionais.

Desde abril as diversas entidades tem cobrado do Governo Municipal uma postura quanto ao assunto, por meio, inclusive, de requerimentos onde questionou informações sobre a Segurança e Saúde do Trabalho (SST) do funcionalismo público e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). “Com essas devolutivas, infelizmente, não notamos o trabalho de prevenção de doenças ou eventuais problemas de saúde que podem ser ocasionados por causa do trabalho por parte da administração”, afirmou o vereador Elias Ishy. 

Não são só os servidores afetados, a abordagem é para todo o público douradense, para toda a classe trabalhadora.

Por isso é importante que as pessoas participem e contribuam com o debate trazendo suas experiências. Temos ouvido relatos das categorias, como professores, da minha área como bancário e, em geral, como está a situação, por isso queremos saber mais para tomar as medidas e fazer as cobranças necessárias, disse Ishy.

O diretor de saúde do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-Ms, Janes Estigarrbia e membro da Cist informou que essa audiência é apenas o início para uma discussão mais ampla que será feita com todos os trabalhadores que encontram dificuldades no dia-a-dia quando precisa de um apoio da estrutura de saúde e não tem respaldo por parte dos órgãos competentes como secretária de saúde e inss.

Os participantes receberão certificados e quem tiver interesse em receber o certificado, deve fazer sua inscrição através do link: https://www.sympla.com.br/camaradourados.

Para quem não puder comparecer e quiser acompanhar os debates, a audiência começa às 18h30 no plenário da Câmara e terá transmissão no youtube pelo canal da câmara municipal de Dourados.


Notícias Relacionadas