Elis Regina Camelo Silva
O mês de outubro chegou e com ele a campanha do Outubro Rosa, nos trazendo preciosos lembretes.
Um deles é que o diagnóstico precoce de nódulos e anomalias é o método mais eficiente para a cura do câncer de mama.
Que é muito importante realizar as consultas semestrais com especialistas, ginecologistas ou mastologistas. Assim como os exames anuais de mamografia (a partir dos 40) e ultrassonografia das mamas (a partir dos 30).
Outro lembrete é adquirir o hábito de pausar, reservar momentos para observar a si mesma e observar o próprio corpo. Seu corpo é seu abrigo, não deixe de cuidar dele com carinho.
A realização mensal do autoexame é um ato simples, mas muito eficaz. É um ato de amor com seu corpo e com todos que te amam.
A vida passa depressa, não permita que a correria do dia a dia faça com que você esqueça de coisas essenciais: sua saúde e bem-estar.
Lembrando ainda que a conscientização do maior número de mulheres diminui bastante a incidência de câncer de mama.
Leia também:
>>> Outubro Rosa é o mês da conscientização contra o câncer de mama
Nesse mês de outubro algo muito importante também é ter consciência política, entender que o governo atual, desde o início do seu mandato não investe em políticas públicas para as mulheres. Pelo contrário, promove cortes drásticos nos recursos de proteção às mulheres. E acaba de cortar verba de ações para as mulheres em até 99% no orçamento de 2023. A redução na verba de combate ao câncer de mama foi de 45%. Passando de 175 milhões para 97 milhões em 2023. Uma retirada de R$ 78 milhões para bancar orçamento secreto.
Está mais que evidente que a política para as mulheres nunca foi uma prioridade para o governo de Jair Bolsonaro.
Façamos desse mês de outubro o mês das conscientizações: conscientização de que o amor começa nos detalhes, que cuidar-se é a melhor maneira de se amar e ser feliz!
Conscientização de que devemos colocar na presidência desse país um representante que tenha compromisso com as mulheres e tenha um olhar estratégico para as políticas voltadas para elas, e as priorize.
Elis Regina Camelo Silva é secretária da Mulher da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN)