Mesmo em período de pandemia da covid-19, o banco Santander realizou de forma arbitrária a convocação dos bancários e bancárias que se enquadram no grupo de risco e gestantes para o retorno ao trabalho presencial até o dia 04 de abril. O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) defende o não retorno e orienta os trabalhadores a acionar o sindicato imediatamente.
De acordo com a diretora da Secretaria da Mulher do SEEB-MT, Leonice de Souza, além de acionar o Sindicato sobre esta medida impositiva, outra recomendação é que os trabalhadores procurem seus médicos para avaliar se existem condições para retorno ao trabalho presencial conforme as comorbidades da pessoa.
Para tratar deste assunto, foi marcada uma reunião nesta sexta-feira (18) às 9 horas entre o movimento sindical e o banco juntamente com a área médica para analisar o atual quadro de pandemia, avaliar se é o melhor momento para ações de retorna ao serviço presencial para depois, decidir se é seguro ou não convocar a categoria que se enquadra no grupo de risco e as gestantes à voltar para o local de trabalho.
“Esta medida é precipitada e não está de acordo com o diálogo que fazemos sobre a preservação das vidas. A reunião com o Santander será em São Paulo para pautar esta situação, uma vez que a pandemia ainda não acabou, os riscos a estes grupos ainda existem e o banco não está priorizando a segurança e a saúde dos trabalhadores. Quem está sendo convocado pelo banco, orientamos entrar em contato com o sindicato imediatamente!”, afirma a diretora do Sindicato, Leonice de Souza.
Confira nosso canais de comunicação
E-mail: bancariomt@gmail.com
WhatsApp: (65) 99238-7570