O movimento sindical cobrou a direção do Santander para que o horário de atendimento das agências volte à regularidade: das 10h às 16h, ou das 10h às 15h nos municípios que assim determinaram, conforme legislação local. A direção do Santander respondeu que o tema está em discussão internamente e se comprometeu a dar retorno ao movimento sindical até o fim desta semana.
“O Santander mais uma vez deixa claro que não se importa com a saúde dos seus funcionários fazendo com que trabalhem mais e mais para apenas obtenção de seu lucro. Santander, respeite o Brasil e os brasileiros”, critica o diretor da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN), José Anilton, que é funcionário do Santander.
A direção do banco convocou para o trabalho presencial, a partir desta segunda-feira 4, os funcionários do grupo de risco para a covid-19.
Durante a pandemia, o Santander, junto como os demais bancos, implementou horário de atendimento preferencial das 9h às 10h nas agências para idosos e pessoas do grupo de risco para o coronavírus.
Atualmente, os bancos não procedem mais dessa forma. O horário regular das agências voltou para o horário normal: das 10h às 16h ou das 10h às 15h em alguns municípios. O Santander, contudo, é o único banco que permanece com horário preferencial das 9h às 10h, e estende o tempo de atendimento até as 16h, inclusive nos municípios onde o horário se encerra às 15h.
O movimento sindical questionou a direção do banco nesta segunda-feira 4 e cobrou que a medida seja revista por meio da regularização do horário de atendimento: das 10h às 16h, e até as 15h nos municípios que assim o praticavam, mediante legislação.