Sem negociar com o movimento sindical, o Santander anunciou que no próximo sábado, 22 de janeiro, abrirá suas 3 mil agências, em todo o Brasil, das 10h às 14h, por conta do lançamento da campanha “Desendivida”.
A medida foi adotada sem nenhuma negociação com o movimento sindical. Houve unicamente uma conversa telefônica, por meio da qual foi informada a decisão, que já havia sido tomada pela direção do banco. Além disto, o país vive o agravamento da pandemia do coronavírus, junto com um surto de Influenza, o que tem causado aumento nas contaminações nas agências e prédios e prejudicado os bancários.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, Clodoaldo Barbosa, a jornada da categoria é de seis horas diárias de segunda a sexta feira. “Isto está em lei e nós não abriremos mão do final de semana para descanso com a família. E, eventuais campanhas têm que passar por um diálogo amplo tanto com o sindicato como com os empregados”, afirma o presidente do Sindicato ressaltando que não concorda com essa postura unilateral do Santander.
“Sem diálogo com o movimento sindical com os empregados empurra e principalmente nesse momento de pandemia, que continua se alastrando. Entendemos que faltou sensibilidade e humanidade para a direção do banco”, avalia Clodoaldo Barbosa.
O movimento sindical fará manifestações e denúncias públicas em todo o país, e estuda medidas judicias. Fiquem ligados nas redes dos sindicatos e participem do tuitaço programado para amanhã (sexta-feira), (21/01), às 10h (horário de Brasília).
Respondam a pesquisa
Em face desta medida, Seeb/MT e a COE quer saber a opinião dos bancários e bancárias. Respondam! Sua resposta é importante e irá auxiliar nas negociações frente ao banco. O sigilo dos participantes é absoluto.
>Clique no link para responder à consulta.
Redação Seeb/MT, com informações SPbancários e Contraf-CUT