Em defesa da vida, por melhores condições de trabalho e por mais contratações que bancários do Santander de todo Brasil estão mobilizados nesta quarta-feira (29). Em Mato Grosso, a ação está concentrada nas agências de Cuiabá e Várzea Grande com entrega de informativo e diálogo entre os funcionários do banco e o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT). A mobilização marca o Dia Nacional de Luta no Santander e explicita os abusos que o banco vem praticando contra os trabalhadores.
Entre os abusos praticados pelo banco estão desrespeito a jornada de trabalho e o não pagamento das horas extras, demissões de trabalhadores no auge da pandemia, inclusive doentes. O Santander também tem a prática de convocar os funcionários do grupo de risco e gestantes para trabalhos presenciais nas agências e setores.
Para o presidente do SEEB-MT e funcionário do Santander, Clodoaldo Barbosa, os trabalhadores estão mobilizados para que o banco negocie com a categoria e respeite os acordos coletivos, contrate mais bancários para melhor atender a população, pare de fechar e unificar agências, entre outras pautas.
“Ainda estamos na pandemia e o banco decidiu arbitrariamente convocar os bancários do grupo de risco e as gestantes ao trabalho presencial, o que demonstra a despreocupação com a saúde de seus funcionários. Nosso dia de luta vem para denunciar os abusos de um banco que lucra às custas da exploração e da prática de juros e tarifas altíssimos. Queremos o reforço nos protocolos de biosegurança e valorização dos trabalhadores”, destaca o presidente.
O dia Nacional de Luta faz parte das deliberações da COE-Santander e outras mobilização ocorrerão durante o dia nas redes sociais com o tema #SantanderNosRespeite.