Todo mundo sabe que os super-ricos pagam, proporcionalmente, muito menos impostos do que os mais pobres. Mas, por questão de justiça social e fiscal, é preciso reverter urgentemente essa situação. A fim de esclarecer a população sobre a importância dessa mudança, o Sindicato elaborou um panfleto intitulado Bancário Cidadão – Tributar os Super-Ricos, que foi distribuído na rodoviária do Plano Piloto, na sexta-feira (17).
Na publicação, o Sindicato enfatiza que, com a tributação dos super-ricos, é possível construir um país justo, com destinação dos investimentos a áreas prioritárias como saúde, educação e habitação, em benefício de quem mais precisa. E convoca todos a pressionarem os deputados e senadores para aprovarem os projetos de lei de tributação dos super-ricos.
Consciência cidadã
Parte da campanha, a personagem Niara foi criada, em dezembro de 2020, pelo cartunista Renato Aroeira, para traduzir de forma didática a estrutura tributária nacional, divulgar as propostas que corrigem as distorções e construir consciência cidadã.
Por meio das histórias semanais, publicadas todas as sextas-feiras nas redes da campanha, a adolescente Niara reflete sobre a dura realidade nacional e mundial utilizando dados científicos, demonstra formas de promover justiça fiscal e tributar grandes fortunas e altas rendas, como orienta a própria Constituição Federal de 1988.
Confira o material entregue na rodoviária:
Da Redação