Na última quinta-feira (19), na sede do Sindpd-DF (sindicato que representa os trabalhadores de processamento de dados, tecnologia e informática no Distrito Federal), foi realizada uma reunião com representantes dos trabalhadores do ramo financeiro, Sindicato dos Bancários de Brasília e Fetec-CUT/CN, e dos trabalhadores no setor de tecnologia, Sindpd-DF, com o apoio e supervisão da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O objetivo da reunião, seguindo a reformulação e novidades do mundo do trabalho, foi dialogar e debater a melhor estratégia e forma de representação dos trabalhadores das fintechs, financial technology, que são startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais.
A reunião, conforme avaliação dos dirigentes sindicais, foi bastante produtiva. Segundo o presidente do Sindpd-DF, Edson Simões, "foi importante proposição de parceria sindical que junta entidades sindicais como o Sindpd-DF, Sindicato dos Bancários de Brasília e Fetec-CUT/CN, com o objetivo de reorganização sindical e atendimento ao princípio CUTista de solidariedade de classe. A iniciativa busca a integração para melhorar a vida dos trabalhadores dos novos segmentos do mundo do trabalho, atualizando a abordagem com empresas e trabalhadores".
Na avaliação de Talita Régia, diretora Executiva do Ramo Financeiro da Fetec-CUT/CN, "o processo de construção coletiva da representação dos trabalhadores das fintechs, realizado pelos dirigentes sindicais do ramo financeiro e do setor de tecnologia, é um passo importante para organizar o bom diálogo com este novo segmento de empresas e garantir uma boa qualidade de vida laboral para seus trabalhadores".
No final da reunião, entre outras deliberações, foi definida a realização de um seminário, com participação do Diap e Dieese, na sede da CUT-DF, para dar continuidade a essa importante tarefa de organizar e representar os trabalhadores das fintechs.
Fonte: Fetec-CUT/CN