Notícias

home » notícias

4 de Maio de 2017 às 08:26

Trabalhadores das cooperativas de Rondônia fazem 7º Encontro neste sábado 6, em Ji-Paraná

Representados pelo Sindicato dos Bancários de Rondônia, cooperativários vão debater a conjuntura e aprovar a pauta de reivindicações de 2017


O Sindicato dos Bancários de Rondônia realiza neste sábado 6 de maio, em Ji-Paraná, o 7º Encontro de Cooperativários (Ecoop) do Estado, que terá na pauta o debate da conjuntura política e econômica do país e a discussão e aprovação da pauta de reivindicação do segmento para a campanha salarial de 2017. A data-base dos cooperativados é em 1º de junho.

Desde 2004 o Sindicato dos Bancários representa os mais de 1.050 cooperativários de Rondônia, a grande maioria dos quais trabalha no Sistema de Cooperativa do Brasil (Sicoob, instituição nacional) e no Sistema de Cooperativa de Crédito Noroeste Brasileiro (Credisis, com atuação estadual). Cerca de 60% desses trabalhadores são filiados ao Sindicato, que tem dois cooperativados na diretoria, um do Sicoob e outro do Credisis. Ambos são liberados para a ação sindical com ônus das cooperativas, uma conquista pioneira em todo o país.

Leia também: Tudo pronto para o 7º ECOOP que acontece neste sábado

Os delegados ao 7º Ecoop foram eleitos nas agências, na proporção de um para cada 30 cooperativos, com representação de pelo menos um delegado por local de trabalho. As cooperativas de crédito vêm ampliando sua atuação em Rondônia e hoje estão presentes em praticamente todos os municípios do Estado, ocupando os espaços deixados pelos bancos comerciais.

O Encontro, que será realizado no Hotel Maximus, terá a discussão da conjuntura na parte da manhã, onde o presidente da Federação dos Bancários Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos, também diretor de Formação do Sindicato, falará sobre a reforma da previdência e os assessores jurídicos do Sindicato abordarão a reforma trabalhista e a nova legislação que escancara as terceirizações. Na parte da tarde, será feita a discussão da campanha salarial.

“Os cooperativários juntos com o Sindicato têm alcançado conquistas importantes nos últimos anos, principalmente na remuneração, no auxílio-alimentação, no assédio moral e no assédio sexual, segurança, entre outros. Temos a expectativa de uma participação massiva dos cooperativários no encontro deste ano para continuarmos essa trajetória de avanços”, afirma José Pinheiro de Oliveira, presidente do Sindicato.

“Esperamos que Encontro tenha grande participação dos cooperativários e que depois os delegados façam a discussão com seus colegas em todas as agências, para que tenhamos sucesso nessa campanha deste ano. Apesar da conjuntura difícil por causa dos ataques do governo Temer aos trabalhadores, as cooperativas têm tido muitas sobras e podem atender as reivindicações de seus funcionários”, destaca Antônio Tavares da Silva, secretário de Cooperativários e Correspondentes Bancários do Sindicato de Rondônia.

Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas