O Seminário Jurídico “Reforma Trabalhista – Impactos e Desafios para a Classe Trabalhadora", que a Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) está promovendo em parceria com os sindicatos filiados, será realizado nesta quinta-feira 5 em Rondonópolis e na sexta 6 em Cuiabá. O objetivo do seminário é promover o debate jurídico e político e preparar os trabalhadores, especialmente a categoria bancária, para enfrentar a nova conjuntura diante da reforma trabalhista que entrará em vigor a partir de 11 de novembro.
O seminário de Rondonópolis será realizado no Clube dos Bancários (rua Luiz Valente Figueiredo, 135, Bairro Sagrada Família), às 19h. Participarão o presidente e a secretária de Assuntos Jurídicosdo Sindicato, Luiz Carlos Moraess Delgado e Marly Terezinha Ferreira, além do secretário de Assuntos Jurídicos da Fetec-CUT/CN, José Avelino, e do dr. Fernando José Hirsch, advogado do escritório LBS, que assessora a Federação.
Em Cuiabá, o encontro acontece às 19h no auditório do Sindicato (rua Barão de Melgaço, 3.190, Centro) e contará com a participação do presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos, do presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, do diretor de Assuntos Jurídicos da Fetec-CUT/CN, José Avelino, do advogado do Escritório AMB e assessoria jurídica do Seeb/MT, Eduardo Alencar, e do dr. Paulo Roberto Alves da Silva, do escritório LBS.
Esses serão os sétimo e oitavo seminário jurídico “Reforma Trabalhista – Impactos e Desafios para a Classe Trabalhadora” que a Federação realiza em parceria com os sindicatos filiados. Os anteriores aconteceram em Macapá, Belém, Campo Grande, Dourados, Boa Vista e Porto Velho.
“Devido à imensa extensão territorial da base da Federação, optamos em fazer o seminário in loco, assim aproveitaremos a oportunidade para atender uma maior participação das diretorias, os liberados e não liberados, e possivelmente também militantes de base”, informa o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos.
“Além de bancários, os seminários estão atraindo a participação de dirigentes sindicais e trabalhadores de outras categorias, o que atende à nossa estratégia de esclarecer elevar o nível de conhecimento da reforma trabalhista visando ampliar a resistência para a sua implantação”, acrescenta Cleiton.
O seminário da Fetec-CUT/CN faz parte da campanha definida pelo Congresso Extraordinário da CUT realizado em agosto, que inclui a mobilização pela anulação da contrarreforma trabalhista e em defesa dos bancos públicos e da soberania nacional.
Veja aqui as deliberações do Congresso da CUT.
Em Cuiabá, lançamento de livro sobre Direito do Trabalho Bancário
Durante o Seminário no Seeb Mato Grosso também será realizado o lançamento do Livro “Direito do Trabalho Bancário - Temas atuais da Reforma Trabalhista: Enfrentamento e Resistência. A obra, coordenada pelos advogados Nasser Allan e Nilo Beiro, foi organizada por Bárbara Caramuru Teles e é fruto de uma parceria entre o Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra) e escritórios de advocacia.
O livro aborda de maneira prática os principais temas que envolvem a Reforma Trabalhista e os trabalhadores do setor. Os artigos são assinados por advogados e advogadas de diversos escritórios de advocacia.
Os cinquenta primeiros inscritos receberão o livro. Todos os participantes receberão certificado.