(Atualizado dia 14, às 22h00)
A Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), que abriu na quarta-feira 13 de setembro o ciclo de exposição e discussão em Macapá (foto), realizou nesta quinta-feira 14 em Belém a segunda jornada do Seminário Jurídico sobre a Reforma Trabalhista: Impactos e Desafios para a Classe Trabalhadora, com o objetivo de levar subsídios e ampliar o debate em todas as suas bases sindicais sobre as consequências das contrarreformas do governo Temer, de forma a preparar os dirigentes e as entidades sindicais para o enfrentamento dos novos desafios.
“Além de levar informação e promover o debate jurídico e político, vamos incentivar a organização de ações concretas para envolver os sindicatos no plano de lutas definido pelo Congresso Extraordinário da CUT, que inclui a anulação da contrarreforma trabalhista e a defesa dos bancos públicos e da soberania nacional”, explica Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.
Já está na rua a campanha de coleta de 1,3 milhão de assinaturas para anular o assalto aos direitos dos trabalhadores, lançada pela CUT nesta quarta 7 de Setembro, no Grupo dos Excluídos.
Veja aqui as deliberações do Congresso da CUT.
O seminário da Federação foi definido na reunião da diretoria executiva realizada em Brasília no dia 20 de julho. A ideia era fazer um seminário centralizado. “Mas com a aprovação da reforma trabalhista, que entrará em vigor em novembro, vimos a necessidade de alcançar um público maior, por isso o seminário foi desmembrado por região”, informa Cleiton.
“Devido à imensa extensão territorial da base da Federação, optamos em fazer o seminário in loco, assim aproveitaremos a oportunidade para atender uma maior participação das diretorias, os liberados e não liberados, e possivelmente também militantes de base”, acrescenta o presidente da Fetec-CUT/CN.
Todo seminário terá no mínimo um dirigente e um assessor jurídico da Fetec-CUT/CN.
Em Belém, além do módulo tradicional que irá a todas as bases da Federação, o seminário também teve a participação do Dieese.
“Convidamos a companheira Regina, do Diesse, para demonstrar os impactos da reforma trabalhista na nossa Convenção Coletiva de Trabalho e o Dr. Paulo Roberto, da Fetec Centro Norte, para fazer um recorte mais geral sobre os impactos dessa medida para o conjunto da classe trabalhadora. Temos certeza que será um momento muito rico em informações e análises e esperamos contar com grande presença da categoria bancária e da sociedade em geral para esse debate que irá mexer profundamente com a vida dos trabalhadores e trabalhadoras desse país”, convida o presidente do Sindicato do Pará, Gilmar Santos.
Calendário do Seminário
13/9 – Macapá (AP), com participação de Cleiton dos Santos e dr. Paulo Roberto, do escritório jurídico LBS, que assessora a Federação.
14/9 –Belém (PA), com as presenças do presidente da Fetec-CUT/CN e do dr. Paulo Roberto. Também haverá análise de conjuntura com participação do Dieese.
18/9 – Campo Grande (MS), com a participação do diretor de Assuntos Jurídicos da Fetec-CUT/CN, José Avelino, e da dra. Daniela Costa Gerelli, advogada do escritório LBS.
19/9 – Dourados (MS), também com participação de Avelino e dra. Daniela Costa Gerelli, advogada da LBS.
20/9 - Boa Vista (RR). Participam Cleiton e o dr. Vitor Santos de Godói, do escritório LBS.
21/9 – Rio Branco (AC), também com a participação do presidente da Fetec-CUT/CN e do dr. Vitor Santos de Godói.
26/9 – Porto Velho (RO) (previsão).
5/10 –Rondonópolis (MT). Participam o presidente da e o secretário de Assuntos Jurídicos da Fetec-CUT/CN e o dr. José Eymard Loguércio, da LBS.
6/10 – Cuiabá (MT), também com o dr. Eymard, Cleiton e Avelino.
6/11 – Seminário de fechamento/avaliativo em Brasília.
Fetec-CUT/CN, com Seeb Pará