A Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) parabeniza os vigilantes de todo o país pela passagem do seu dia, nesta segunda-feira 20 de junho.
“Os companheiros que trabalham na segurança das instituições financeiras formam a categoria profissional com a qual nós bancários temos o maior convívio no dia a dia e dividimos uma série de lutas conjuntas em defesa de nossos direitos, a começar por melhores condições de trabalho para que melhorem as condições de segurança no nosso ambiente cotidiano. Por isso mandamos nosso abraço fraternal a esses bravos trabalhadores no seu dia”, afirma José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN.
O Dia do Vigilante foi criado em homenagem à data em que foi sancionada a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, responsável por regularizar esta profissão no Brasil. Hoje eles são representados pela Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV), também filiada à CUT.
Historicamente, a profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos. No entanto, as empresas responsáveis em treinar e oferecer os serviços de vigilância só apareceram no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no país.
Atualmente, para desempenhar a função de vigilante no Brasil, o profissional deve possuir um curso de formação de vigilantes e a Carteira Nacional de Vigilante.
As empresas de vigilância também devem ser registradas no Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, que é a responsável por fiscalizar as academias de formação dos vigilantes.
Fonte: Fetec-CUT/CN