Notícias

home » notícias

1 de Setembro de 2017 às 18:00

Fetec-CUT/CN parabeniza a Associação dos Funcionários do Banpará pelos 30 anos de luta


A Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) parabeniza a Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), que neste sábado 2 de setembro completa 30 anos de existência.

"Nós bancários da região Centro Norte rendemos nossas homenagens aos companheiros do Banpará pelo aniversário da AFBEPA, entidade que tem sido imprescindível nas lutas e conquistas não apenas dos trabalhadores do banco público paraense mas como de toda a categoria bancária. Por isso mandamos um abraço fraternal a esses colegas, especialmente à diretoria da AFBEPA", parabeniza Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.

A AFBEPA foi criada no dia 2 de setembro de 1987, na sede da Associação Desportiva e Recreativa dos Funcionários do Banco do Estado do Pará-ASBEP, em uma assembleia democrática que reuniu trabalhadores e trabalhadoras. Eram tempos difíceis e a criação da AFBEPA foi o sopro de esperança nos corações de todos os lutadores e lutadoras que estavam presentes naquela noite.

Em um dia comum, no cair da tarde, funcionários do Banco Central do Brasil chegaram à sede do Banpará e assumiram o controle do banco, instaurando um clima de desconfiança e medo nos trabalhadores, que não tinham nenhuma informação do que estava acontecendo.

Segundo relato do Sr. Nazareno Tourinho, um dos fundadores e primeiro presidente da AFBEPA, “a intervenção era para extinguir o Banco, não só porque ele estava insolvente e desmoralizado, mas porque havia em nível nacional e internacional uma política de extinção dos Bancos Estatais”.

Durante a intervenção do Banco Central, a maioria dos funcionários do Banpará ficou desprezada, apenas alguns poucos foram escolhidos para participar da administração do Banpará, que na época estava a cargo do Banco Central.

Os trabalhadores temiam pela sorte do Banco, se fosse fechado, como ficariam as políticas de desenvolvimento nos municípios? Mas, ao invés de fechar os olhos e esperar o pior, a classe trabalhadora do Banpará viu além e decidiu lutar para salvar o Banco. E assim foi criada a AFBEPA, uma Associação que luta verdadeiramente pela Manutenção e Fortalecimento do Banpará, sem nunca esquecer que, também, o seu maior dever é o de defender a classe trabalhadora e lutar para garantir os Direitos e a dignidade dos bancários do Banpará.

A AFBEPA obteve muitas conquistas e realizações na sua incansável luta em defesa dos trabalhadores. Conseguiu salvar o Banpará e mantê-lo como Banco Público, além de tantas outras. Nas palavras de Nazareno Tourinho, “Quem salvou o Banco do Estado do Pará da extinção não foi o governador do estado, não foram os políticos do estado, foram os funcionários que salvaram o Banco, e seria bom se o atual governador e todos os governadores soubessem disso”.
Foi necessária muita luta, força, coragem, garra e determinação para fundar e manter a AFBEPA, o que não seria possível sem a coragem  do guerreiro Nazareno Tourinho, além de tantos outros colegas que se somaram e não se acovardaram, mesmo em tempos tão difíceis, como Hipólito Garcia, Dionélia Lourido, Rosane Castelo Branco, Ana Paula Rezende, Elizabeth Grunwald, Wilson de Almeida, Maria de Fátima da Silva, Ipojucan Fonseca, Martinho Pinheiro, Paulo Adiel Medeiros, Roque Veloso, Darci Machado, José Lopes, Luiz Carapajó, Paulo Ribeiro, Luís Ferreira e tantos outros, lutadores e lutadoras, a quem agradecemos por terem aberto caminho para  fazer da AFBEPA o que ela é hoje, essa Associação combativa, corajosa e independente.

Notícias Relacionadas