Notícias

home » notícias

20 de Março de 2018 às 18:05

Comando Nacional define modelo e calendário das conferências da campanha dos bancários de 2018

Encontros regionais e nacional vão debater e definir pauta de reivindicações da primeira campanha nacional da categoria após imposição da reforma trabalhista


O Comando Nacional dos Bancários se reuniu nesta terça-feira (20) em São Paulo, na sede da Confederação Nacional dos Bancários (Contraf-CUT), para debater e definir o modelo do programa e o calendário das Conferências e Encontros Estaduais, Regionais e Nacional dos Bancários.

Para contribuir com o debate, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fez uma apresentação sobre os impactos da nova lei trabalhista (Lei 13.467/2016) à CCT dos bancários e ao acordo específico da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). “Também apresentamos pontos que podem ser alterados pela MP 808/2017, mas ela sequer foi votada e o prazo para aprovação acaba em breve”, disse a economista do Dieese Vivian Rodrigues. Segundo o Dieese, 61% da CCT dos Bancários é afetada pela nova lei trabalhista.

"Após análise da apresentação do Dieese sobre os impactos da reforma trabalhista na CCT, o Comando fez debate e definiu a estratégia da campanha e o calendário das conferências regionais, com participação e debates nos sindicatos e federações, preparando a categoria para para o enfrentamento aos ataques que os bancários vêm sofrendo no último ano e cada vez mais ppor parte do capital financeiro, que tem levado a uma exploração acentuada da categoria", afirma Cleiton Santos, presidente da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), que integra o Comando Nacional.

“A ideia é fazermos um grande debate nas conferências sobre a minuta de reivindicações da categoria e a Convenção Coletiva de Trabalho e os impactos da reforma trabalhista sobre elas”, afirmou Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT e um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários. Ele explicou que a definição do calendário na reunião do Comando Nacional é importante para evitar sobreposição de datas e facilitar a assessoria e presença de técnicos e membros do Comando.

Bancos públicos

"O Comando também discutiu a situação dos bancos públicos, que vêm sofrendo ataques do governo com vistas a futura privatizações", acrescenta Cleiton, citando o caso do Banco do Brasil, que "cada vez mais tem se tornando o banco de cada um, como naquela propaganda antiga. Está fazendo reestruturações que sequer a direção sabe o que está acontecendo. É um momento preocupante. Sendo um banco público, Queremos levar essa discussão para a sociedade, para que ela saiba que é necessário defender as instituições financeiras públicas do país".


O calendário 

20 março Reunião do Comando Nacional dos Bancários Sede da Contraf - SP
24 e 25  março Encontro Estadual dos Bancários de Rondônia  
13 abril Início do prazo Encontros de Bancos e Conferências -  Estaduais e Regionais 13 abril a 20 maio
20 a 22  abril Conferência Regiona Fetraf MG  
28 abril Conferência Florianópolis Florianópolis
04 e 05 maio Encontro Estadual dos Bancários do Pará  
04 a 06 maio 3ª Conferência Nacional dos Financiários São Paulo SP
12 e 13  maio Conferência Estadual Fetec PR  
12 e 13  maio Conferência Regional Fetraf NE Recife - PE
18 e 19 maio Conferência Regional Fetraf RJ-ES  
19 a 20 maio Conferência Regional Feeb BA-SE  
20 maio Prazo final para os Encontros de Bancos e Conferências -  Estaduais e Regionais 13 abril a 20 maio
7 e 8 junho Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco São Paulo SP
7 e 8 junho Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú São Paulo SP
7 e 8   junho Encontro Nacional dos Trabalhadores do Santander São Paulo SP
7 e 8 junho 34º Conecef São Paulo SP
7 e 8 junho 29º CNFBB São Paulo SP
8 a 10 junho 20ª Conferência Nacional dos Bancários São Paulo SP
12 junho Entrega da minuta da pauta 2018 à Fenaban - a confirmar São Paulo SP
DATAS PASSÍVEIS DE CONFIRMAÇÃO
18 a 20 de Maio      (a confirmar) Encontro Nacional do BNB  
Encontro Nacional do BANRISUL  
Encontro Nacional do BASA  
Encontro Nacional do BANPARÁ  
Encontro Nacional do BANESE  
Encontro Nacional do BANESTES  
Encontro Nacional do BMB  


Contribuição sindical


O advogado Jefferson Oliveira, assessor jurídico da Contraf-CUT, informou que uma Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada na sexta-feira (16), define que são válidas as decisões de assembleias autorizando o desconto em folha da contribuição sindical anual, correspondente a um dia de trabalho do salário de todos os trabalhadores da respectiva categoria e os bancos são obrigados a efetuar o desconto em folha de todos os empregados.

Marielle

Outro ponto debatido foi a gravidade do momento político brasileiro, em que lideranças sociais e sindicais têm sido alvo de ataques e execução em vários locais do país, por milícias e pistoleiros, como o caso recente da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro. "O Comando decidiu emitir uma nota de repúdio para denunciar à sociedade essa violência para que ela perceba os riscos que a democracia no país está ocorrendo", conclui o presidente da Fetec-CUT/CN.

 

Fonte: Fetec-CUT, com Contraf-CUT  - Última atualização às 20h38


Notícias Relacionadas