Já no primeiro dia da greve da categoria, que está sendo um êxito em todo o país, que paralisou 842 agências nas 12 bases da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e 7.359 unidades em todo o país, a Fenaban enviou comunicado à Contraf-CUT nesta terça-feira 6 chamando nova rodada de negociação para a sexta-feira 9, às 11h, em São Paulo.
“A força da greve, em que os bancários mais uma vez estão dando uma demonstração de sua capacidade de mobilização e de unidade nacional, levou os bancos a voltarem à mesa de negociação. Espero que os banqueiros tenham entendido que a categoria não aceita a estratégia de acabar com os aumentos reais e retroceder à política da década de 90, com arrocho salarial e retirada de direitos dos trabalhadores”, afirma José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN e integrante do Comando Nacional dos Bancários.
Veja aqui a galeria de imagens do 1º dia de Greve na Região Centro Norte
A greve foi aprovada nas assembleias realizadas na quinta-feira 1º de setembro e referendada nesta segunda-feira 5 em assembleias realizadas em todo o país. Os bancários rejeitaram a proposta apresentada pela Fenaban no dia 29 de agosto, de apenas 6,5% de reajuste (2,80% a menos que a inflação do período) e abono de R$ 3.000, ignorando completamente as reivindicações sociais.
A pauta de reivindicações, aprovada pela 18ª Conferência Nacional dos Bancários realizada em São Paulo entre 29 e 31 de julho, foi entregue à Fenaban no dia 9 de agosto.
Confira abaixo como foi a paralisação nesta terça-feira 6 nas 12 bases sindicais da Fetec-CUT/CN:
Fonte: Fetec-CUT/CN