Será lançado nesta sexta-feira 15 de julho na Quadra dos Bancários de São Paulo o livro Por que gritamos Golpe? – Para entender o impeachment e a crise política no Brasil, uma coletânea de artigos, charges e fotos criados por mais de 30 autores de diversas correntes de pensamento, que acaba de ser lançado pela Boi Tempo Editorial com apoio da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN). O lançamento, às 18h, terá a participação dos autores e deverá ser repetido em outras capitais.
“Em dois meses, o governo ilegítimo de Temer já mostrou claramente que o verdadeiro alvo do golpe jurídico-político-midiático são os trabalhadores e os movimentos sociais, entre eles os sindicatos. Precisamos resistir ao retrocesso e à retirada de direitos dos trabalhadores. O livro Por que gritamos Golpe? é uma verdadeira frente ampla intelectual contra esse ataque a nossos direitos e por isso apoiamos o seu lançamento”, explica José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN.
“Essa iniciativa faz parte da política de formação sindical da Federação, que é o de ampliar cada vez mais o conhecimento e assim capacitar os trabalhadores a estarem mais preparados para fazer o enfrentamento com o capital e defender os nossos direitos e interesses. Para isso, precisamos fazer a disputa da narrativa com os grandes meios de comunicação a serviço do patronato”, acrescenta Jacy Afonso, secretário de Formação Sindical da Fetec-CUT/CN.
Resistir ao retrocesso
O livro Por que gritamos Golpe? – Para entender o impeachment e a crise política no Brasil traz um prólogo de Graça Costa, secretária de Relações do Trabalho da CUT Nacional. “Vivemos um golpe contra o povo trabalhador”, escreve a dirigente. “Uma grande tormenta se desenha no horizonte, uma tragédia para todos que sonham viver num país desenvolvido com justiça social. Resistiremos!”
Para o cientista político português Boaventura de Sousa Santos, em comentário sobre o livro, “estamos envolvidos em uma luta não só nacional, mas internacional, dada a importância do Brasil. É imperativo unir os esforços e ter alguma clarividência sobre o momento difícil que enfrentamos. Estou absolutamente convicto de que se trata de um golpe parlamentar e de que estamos diante de um governo ilegítimo. Um golpe diferente dos que ocorreram em Honduras e no Paraguai, mas que tem, no fundo, o mesmo objetivo, que é, sem qualquer alteração constitucional, sem qualquer ditadura militar, interromper o processo democrático”.
O livro Por que gritamos Golpe? – Para entender o impeachment e a crise política no Brasil reúne reflexões inéditas de André Singer, Armando Boito Jr., Boaventura de Sousa Santos, Ciro Gomes, Djamila Ribeiro, Eduardo Fagnani, Esther Solano, Gilberto Maringoni, Guilherme Boulos, Jandira Feghali, Juca Ferreira, Leda Maria Paulani, Lira Alli (Levante Popular da Juventude), Luiza Erundina, Luis Felipe Miguel, Luiz Bernardo Pericás, Marcelo Semer, Márcio Moretto Ribeiro, Marilena de Souza Chaui, Marina Amaral (Agência Pública), Mauro Lopes, Michael Löwy, Murilo Cleto, Pablo Ortellado, Paulo Arantes, Renan Quinalha, Roberto Requião, Ruy Braga,Tamires Gomes Sampaio e Vítor Guimarães (MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), além de charges da cartunista Laerte e de ensaio visual do coletivo Mídia Ninja.
O apoio do livro é da Fetec-CUT/CN e da Fundação Lauro Campos.
Fonte: Fetec-CUT/CN