Notícias

home » notícias

13 de Julho de 2020 às 20:21

Bancários do Itaú, Bradesco e Santander fazem encontros nacionais nesta terça-feira 14

Reuniões definem plano de lutas específicas e fazem parte da Campanha Nacional dos Bancários de 2020, que terá a pauta geral de reivindicações aprovada no próximo fim de semana


Os bancários do Itaú, do Bradesco e do Santander fazem nesta terça-feira os encontros nacionais dos trabalhadores dos três maiores bancos privados do país, em preparação à Campanha Nacional da categoria de 2020. Os três encontros serão realizados por via remota, em horários distintos. Veja a programação dos encontros.

Itaú

O Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú será realizado a partir das 15h e definirá o plano de lutas específicas. “O momento que vivemos nos impõe muitas dificuldades, por isso,  teremos que ter muita unidade e disposição de luta para sairmos vitoriosos neste ano”, disse Jair Alves, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú.

Programação

15h – Abertura e apresentação do Encontro pela coordenação
15h30 – Análise de Conjuntura Nacional
Ivone Maria da Silva – Presidenta Sindicato Bancários de São Paulo, Osasco e Região e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários

16h – Análise dos Dados de Emprego, posição de agências e balanço trimestral do Banco Itaú-Unibanco.
Cátia Uehara – Economista e Técnica do Dieese na Subseção dos Bancários de São Paulo

16h30 – Debate.
17h – Encaminhamentos
Temário: Emprego, saúde e remuneração.

18h30 – Encerramento.

Santander

No caso do Santander, como o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários já foi aprovado e assinado, o encontro também será utilizado para formação sobre comunicação em rede.

“É um mais um importante momento da Campanha Nacional, no qual definiremos questões sobre nossas lutas específicas. Mas, também vamos buscar capacitar os participantes para atuarem, transmitirem informações e mobilizarem as bases de uma maneira mais eficiente e eficaz”, disse o secretário de Assuntos Socioeconômicos e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o banco, Mario Raia.

Mario ressaltou a importância do momento de formação dos participantes sobre comunicação em rede. “Todos sabemos que, para uma campanha ter êxito, a categoria precisa estar mobilizada e disposta a participar das atividades propostas pelo sindicato. Para isso, neste momento de isolamento social, com grande parte dos funcionários trabalhando em home office, precisamos utilizar novas formas de comunicação”, explicou. “Por isso, além de oficinas práticas, queremos mostrar a importância da comunicação em rede e mostrar que ele pode e deve acontecer para além das redes sociais e, além da categoria, precisa informar e mobilizar a sociedade”, concluiu o dirigente da Contraf-CUT (veja abaixo a programação do encontro).

Programação:

9h – Abertura
9h11 – Comunicação em Rede
9h51 – Perguntas sobre Comunicação em Rede
10h11 – Pausa
10h21 – Plano de Lutas
11h21 – Informe Banesprev – Cabesp – SantanderPrevi
11h51 – Aprovação de moções e/ou resoluções

Bradesco

O Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Bradesco, que também será realizado a partir das 15h, definirá o plano de lutas específicas.

“É mais um passo importante na construção da Campanha Nacional 2020. O momento que vivemos nos impõe muitas dificuldades. Mas, tenho certeza que com muita unidade e luta sairemos vitoriosos neste ano”, disse Magaly Fagundes, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco.

Programação

15h – Abertura
15h30 – Balanço do banco (Dieese)
16h – Debate
16h15 – Análise de Conjuntura – (Clemente Ganz Lúcio)
16h45 – Debate
17h – Minuta específica Bradesco 

Outros bancos

Além dos bancários do Itaú, do Bradesco e do Santander, os empregados da Caixa, os funcionários do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste do Brasil e do Banco da Amazônia já realizaram seus encontros nacionais no último final de semana. E na sexta-feira e sábado (17 e 18), será realizada a 22ª Conferência Nacional dos Bancários. Todos os encontros foram ou serão realizados por videoconferência, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Fonte: Fetec-CUT/CN, com Contraf-CUT


Notícias Relacionadas