A 18ª Conferência Nacional dos Bancários, que foi aberta nesta sexta-feira 29, em São Paulo, com o seminário “Sistema Financeiro e Sociedade” (com a participação do ex-presidente Lula) durante o dia e com a abertura solene à noite, continua neste sábado 30 com a realização de reuniões em grupo para aprofundar os temas centrais da Campanha Nacional 2016. A plenária final, no domingo, aprovará a pauta de reivindicações da categoria que será entregue aos bancos no dia 9 de agosto.
A Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) participa da Conferência com 71 delegados e 6 observadores de seus 12 sindicatos filiados: Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Brasília, Pará, Amapá, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno-RIDE, de Rondonópolis (MT) e Região Sul, de Dourados (MS) e Região, Barra do Garças (MT) e Região e de Campo Grande (MS) e Região.
“A campanha nacional que estamos iniciando se dá em uma conjuntura muito difícil para a categoria, em que o governo interino e ilegítimo de Michel Temer prepara uma série de ataques contra os direitos dos trabalhadores e as conquistas sociais e econômicas dos últimos anos. Além disso, vamos enfrentar a intransigência dos banqueiros. Nossa única saída é fazer uma grande mobilização para buscarmos novas conquistas”, afirma José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN.
“Mesmo sendo um ano com várias dificuldades políticas e na economia nacional, para os bancos não há nenhuma crise. São os que mais lucram, aumentando seus resultados, principalmente com essa nova política econômica de aumento de juros. É hora de a categoria bancária se unir e mostrar sua força de mobilização e buscar mais uma vez aumento real de salário, melhoria da PLR, valorização do piso, combate ao assédio e defesa do emprego“, acrescenta Edmar Tonelly, presidente do Sindicato do Acre.
Leia também:
Mídia da Campanha Nacional 2016 é aprovada na 18ª Conferência Nacional dos Bancários
Bancários debatem em grupos a pauta de reivindicações da categoria que será entregue aos bancos
Lula afirma que golpe impediu "o Brasil que queremos"
Temer não tem vergonha de implantar medidas anti-povo à luz do dia, destaca jurista
Programação do sábado
9h – Análise do Dieese dos resultados dos bancos e apresentação da sistematização da Consulta Nacional 2016.
10h às 16h – Trabalho em grupos:
Grupo 1 – Emprego.
Grupo 2 - Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Condições de Trabalho.
Grupo 3 – Remuneração.
Grupo 4 – Estratégia para Organização da Luta e Disputa da Sociedade.
16h – Plenária das correntes políticas sobre polêmicas nos grupos de trabalho.
No domingo 31, às 9h30 haverá a apresentação da campanha de mídia e depois a plenária final.
Estão inscritos para a 18ª Conferência, que está sendo realizado no Hotel Holliday Inn, 634 delegados eleitos de todo o país mais 61 observadores, totalizando 695 bancários.
Fonte: Fetec-CUT/CN