Esse final de semana foi um misto de alegria e alívio para os bancários e bancárias de Belém. Nesse sábado, 11 de setembro, o Sindicato dos Bancários do Pará, em parceria com a Prefeitura de Belém, realizou a vacinação da 2ª dose contra a Covid-19 na categoria bancária. A atividade foi das 9h às 17h, na sede da entidade sindical.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós do Sindicato! A garantia das duas doses da vacina contra a Covid-19 para a nossa categoria, aqui na nossa sede, é uma conquista histórica nesse duro momento de pandemia. Lutamos muito para que esse momento se tornasse realidade, e conseguimos fazer com que Belém fosse a primeira capital do Brasil a imunizar os bancários e bancárias como grupo prioritário. Agradecemos à Prefeitura de Belém e à Secretaria Municipal de Saúde pela sensibilidade de atender nossa reivindicação, que beneficia não apenas a nossa categoria, mas toda a sociedade que utiliza os serviços bancários na capital paraense”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.
O dia de vacinação bancária na capital paraense foi bastante tranquilo. A Prefeitura disponibilizou 1.500 doses do imunizante da Pfizer para a categoria e uma pequena amostra de doses da AstraZeneca para quem informou previamente a necessidade do imunizante ao Sindicato.
“Estamos muito contentes com essa conquista da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para a categoria bancária, em Belém. Mas a nossa luta não para por aqui. Seguiremos atentos e vigilantes ao cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária nos bancos, até porque a pandemia não acabou. Lamentamos profundamente a perda de todas as vidas ao longo dessa pandemia, que já se arrasta desde março de 2020. E parabenizamos todos os bancários e bancárias que foram aos postos de vacinação e garantiram sua imunização”, destaca a vice-presidenta do Sindicato, Vera Paoloni.
A capital do Estado foi a primeira do Brasil a vacinar a categoria bancária como grupo prioritário, graças às lutas e mobilizações do Sindicato dos Bancários do Pará em defesa da saúde e da vida da categoria.
Daqui a 15 dias, a bancária da Caixa em Belém, Hellen Martins estará finalmente com o ciclo vacinal contra a covid-19 completo.
“Sentimento de felicidade e ao mesmo tempo um pouco triste, porque a vacina tem que ser para todos, é um pacto coletivo. Mas, assim, para nós bancários linha de frente é muito importante essa conquista; não precisar esperar pelas datas, esperar pelas prefeituras. É um direito nosso e é muito importante para a gente se sentir mais confortável no atendimento, quem está na linha de frente ter uma garantia maior, trabalhar mais tranquilo, apesar de toda a pressão”, afirma Hellen.
Ela também destacou a importância da luta do Sindicato em defesa da saúde, da vida e da vacinação da categoria. “Na realidade o Sindicato é uma entidade importante, historicamente importante para os bancários. A gente não pode, em momento nenhum, tirar essa importância que o Sindicato tem para a gente. Vacina sim, porque vacina salva. Ele não!”, destaca a bancária.
A vacinação da categoria no Sindicato, em Belém, encerrou neste sábado. Quem perdeu a vacinação, por algum motivo, terá agora que aguardar uma nova chamada para os postos de vacinação à Prefeitura de Belém para garantir a complementação do ciclo vacinal e, consequentemente, sua imunização ao novo coronavírus.
Sindicato Solidário
Muitos bancários e bancárias que compareceram ao Sindicato para a vacinação também exercitaram a empatia e solidariedade nesse momento de pandemia e doaram alimentos não perecíveis para a campanha Sindicato Solidário, os quais serão destinados a famílias carentes em situação de risco alimentar. A campanha é organizada pela Contraf-CUT, junto com seus Sindicatos e Federações filiadas.
Energia Solar
A categoria bancária também pode conhecer de perto a usina bancária de energia solar, inaugurada no último dia 27 de agosto, empreendimento este que já está em funcionamento e vai gerar energia suficiente para abastecer a sede do Sindicato em Belém e mais as subsedes de Santarém e Marabá, o que deve proporcionar uma economia de aproximadamente 80% nos custos de energia elétrica da entidade.
Sindicalize
O Sindicato aproveitou o sábado de vacinação para sindicalizar bancários e bancárias ou atualizar o cadastro de seus associados. Quem participou já está habilitado a participar dos próximos sorteios da campanha e a utilizar os serviços oferecidos pela entidade, além da rede de vantagens com as empresas conveniadas com o Sindicato.
Vacina em todo Pará
A luta do Sindicato dos Bancários do Pará pela vida da categoria já conquistou a vacinação de bancários e bancárias, como categoria essencial, em 36 municípios paraenses, dentre eles: Anajás, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Belém, Benevides, Bragança, Breves, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piriá, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Concórdia do Pará, Cumaru do Norte, Curralinho, Garrafão do Norte, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Itaituba, Jacundá, Mãe do Rio, Marabá, Marapanim, Medicilândia, Óbidos, Paragominas, Rondon do Pará, Salinópolis, Santarém, São João de Pirabas, Senador José Porfírio, Soure, Tomé-Açu/Quatro Bocas, Tucuruí, Xinguara.
“Não desistimos na primeira negativa, reiteramos o pedido que vinha sendo feito desde o início do ano para o Governo do Estado e para as Prefeituras. Nosso muito obrigada aos gestores municipais que atenderam ao nosso apelo e a todos os bancários e bancárias que ajudaram a gente nessa luta pela ampliação do calendário da vacina em todo o Pará. A luta continua até que todos os bancários e bancárias estejam imunizados”, garante a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.
Ajude o Sindicato!
Caso você possua contato com prefeito/a, secretário/a municipal de saúde ou vereador/a, entre em contato com a gente via Whatsapp Bancário (91) 98426-1399, Fale Conosco ou redes sociais, para receber o ofício e reiterar o pedido da vacina pessoalmente.
Fonte: Bancários PA