O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do estado do Amapá (Sintraf/AP), solicitou junto à Câmara dos Vereadores de Macapá, com apoio do parlamentar Edinoelson Careca, a inclusão da categoria bancária no Plano de Imunização Municipal contra a Covid-19.
A atividade bancária é considerada essencial nos termos do Decreto Municipal nº 557 de 20/01/2021 e Decreto Estadual nº 1.377 de 17/03/2020, alterados conforme decretos recentes, e tem por finalidade atender aos interesses de seus clientes, usuários dos serviços e de toda a sociedade, garantindo o atendimento em suas unidades de varejo (agências e postos de atendimento), assim como nas operações demandadas pelas empresas.
Desde o início da pandemia, os bancos não deixaram de prestar atendimento à sociedade, uma vez que os Governos Municipais e Estaduais incluíram a atividade bancária como essencial, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários.
Conforme índice apurado pelo sindicato, todas as agências bancárias tiveram casos confirmados de contágio pela Covid-19, com aproximadamente 206 trabalhadores atestados positivo, e 3 trabalhadores que vieram a óbito.
“Estamos trabalhando para que o Plano de Imunização contra a Covid-19 contemple todos e todas trabalhadoras do ramo financeiro e também terceirizados que atuam diretamente nas agências”, Samuel Bastos Macedo Presidente do Sintraf/AP.
O Sindicato requereu junto a Assembleia Legislativa para que a categoria dos demais municípios do Amapá sejam incluídos no Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19.
O requerimento foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Vereadores de Macapá, e seguiu para a Secretaria Municipal de Saúde para continuidade nas tratativas.