A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) e o Sindicato de Rondônia reuniram-se nesta sexta-feira 18 com o secretário de Saúde do Estado, Fernando Máximo, para apresentar os números de mortos de trabalhadores do sistema financeiro na pandemia de Covid-19 e reafirmar que a categoria, por ser considerada essencial, deve também ter prioridade no Programa de Vacinação do Estado. O secretário foi receptivo à ideia de que os bancários possam ser vacinados com as sobras das vacinas enquanto não forem incluídos definitivamente no Plano Nacional de Imunização (PNI). O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e vai agora ao Senado.
“Também informamos ao secretário sobre o dia nacional de luta dos bancários em defesa da imunização e as manifestações realizadas em Porto Velho, no Estado de Rondônia e em todo o país”, disse Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN, que participou da reunião com o secretário junto com o presidente interino do Sindicato de Rondônia, José Toscano.
A reunião, que vinha sendo reivindicada há tempos, foi realizada após a carreata dos bancários realizada nesta sexta em Porto Velho.
“O secretário atribuiu à legislação e ao Plano Nacional de Imunização (PNI) a dificuldade de incluir os bancários como prioridade. Propus ao secretário que, enquanto não tivermos uma solução definitiva sobre o PL que inclui os bancários no PNI, pudéssemos utilizar as sobras de vacinas para a imunização da categoria. Ele encarou com bons olhos a proposta e telefonou para o secretário de Saúde de Porto Velho defendendo essa possibilidade. Estamos aguardando essa confirmação. Disse ao secretário que vamos apresentar as listas dos bancários junto à Gevisa e com isso podermos fazer a vacinação da categoria. Foi então uma reunião muito proveitosa para esse dia de luta”, comemorou Cleiton.
Veja o vídeo com o presidente da Fetec-CUT/CN.
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira 17 de junho o Projeto de Lei (PL) 1011/2020, que trata da inclusão de categorias profissionais essenciais no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a vacinação contra a Covid-19. O PL foi aprovado com a emenda de redação que incluiu a categoria bancária no PNI. Agora, o PL vai para votação no Senado e, em caso de aprovação, vai para a aprovação do presidente. Confira como foi.
Veja como foi a carreata dos bancários em Porto Velho.
Fonte: Fetec-CUT/CN