Nesta quinta-feira (13), todos os diretores e funcionários do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS) realizaram o teste para Covid-19 e tiveram resultado negativo. A medida faz parte de uma série de protocolos sanitários que a entidade adota desde o início da pandemia, como o uso de álcool em gel, máscara e a vacinação.
“Nossa preocupação é garantir a segurança de nossas ações e a proteção aos diretores, funcionários e filiados, principalmente em virtude de constantes visitas que estamos realizando às agências diante do alto índice de casos de Covid e gripe na categoria”, explica a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.
O sindicato intensificou as visitas às agências bancárias nas últimas semanas porque os bancos não estão notificando os casos de bancários contaminados por Covid-19.
“Estamos fazendo um levantamento por conta própria e exigindo que todos os protocolos sanitários sejam respeitados pelos bancos. Não podemos colocar em risco a vida dos bancários, trabalhadores terceirizados, familiares e clientes”, afirma a presidenta do sindicato.
A entidade sindical têm registrado altos índices de contaminação em agências de todos os bancos, principalmente Bradesco e Caixa Econômica Federal.
Entre as medidas que devem ser adotadas pelos bancos estão a testagem de todos que tiveram contato com o trabalhador que testou positivo, sanitização do local de trabalho, e, se for o caso, o afastamento dos trabalhadores e fechamento da agência.
Nos casos em que os protocolos não forem respeitados ou que o bancário for pressionado a trabalhar com suspeita ou confirmação de Covid-19 ou gripe, o trabalhador precisa comunicar o sindicato para que as providências sejam tomadas.