Depois de muitas cobranças do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região os trabalhadores em bancos, bancários, bancárias e terceirizados de Dourados que ainda não foram contemplados no cronograma de imunização contra a Covid 19 pelo critério de idade, enfim, serão vacinados. A vacinação será nesta quarta-feira (21) das 07:30h até às 17 horas, no Centro de Convivência do Idoso, ao lado do Complexo Esportivo Jorjão.
O Diretor de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Janes Estigarribia, lembra que: “Desde o início do ano, o sindicato tem cobrado a inclusão da categoria bancária no Plano de Imunização contra a Covid-19. Já tínhamos solicitado várias vezes a inclusão dos bancários no grupo prioritário para as Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios da nossa base, que engloba, além de Dourados, outros 12 municípios.”
Como parte da Luta, os sindicatos de Dourados e Campo Grande realizaram inclusive uma carreata no dia 16 de junho na capital do Estado, para cobrar as autoridades e alertar a população sobre a importância da inclusão da categoria como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. A carreata percorreu toda a extensão da Av. Afonso Pena, sendo finalizada no Parque dos Poderes onde, mais uma vez, na Secretaria de Saúde do Estado, os dois sindicatos entregaram documento em mãos ao Secretário Geraldo Resende, cobrando a vacinação da categoria.
Para Carlos Longo, Presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, “Se por um lado, lamentamos tanta demora para que a categoria tenha, enfim, sido reconhecida como prioritária pelo poder público, sentimos alivio por finalmente conseguirmos contemplar o conjunto dos trabalhadores em bancos na sua totalidade”.
Presidente agradeceu o empenho do Vereador Elias Ishy
O presidente do Sindicato aproveitou a oportunidade também para agradecer ao bancário aposentado e ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, e hoje Vereador Elias Ishy (PT-Dourados), pelo empenho: “Além da nossa luta, agradecemos o empenho do nobre vereador durante todo esse tempo em que dialogamos e cobramos o poder público municipal. Entendemos que a sua participação ajudou sobremaneira para que atingíssemos o nosso objetivo. Em nome dos trabalhadores nos bancos nosso muito obrigado.” Declarou Longo.
Para vacinar é preciso comprovar vínculo
BANCÁRIOS: Devem apresentar um dos seguintes documentos: crachá, holetite ou carteira de trabalho, além de documento de identificação; TERCEIRIZADOS: Devem apresentar Declaração de Trabalho em papel timbrado e assinada pelo banco ao qual ele é prestador de serviço, acompanhada de documento de identificação. O modelo de declaração foi enviado via whatzap para os bancários, mas também pode ser solicitado ao sindicato pelo telefone 3422-4884.
Luta pela vacina ainda prossegue
Da base do sindicato, atendendo a nossa solicitação, praticamente todos os outros municípios já imunizaram os trabalhadores bancários contra a Covid 19, mas o sindicato continua monitorando e cobrando os municípios que ainda não vacinaram a totalidade dos trabalhadores, até que não reste nenhum deles sem a vacina no braço.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS.