Notícias

home » notícias

26 de Março de 2021 às 07:00

Decreto Estadual não fecha bancos, mas restringe atendimento


O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul divulgou novas medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus. O decreto nº 15.638 oficializa as ações a partir de 26 de março até o dia 4 de abril, foi publicado em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado), nesta quarta-feira (24). O Estado passa a permitir apenas atividades consideradas como essenciais que estão elencadas no decreto para funcionamento a partir da próxima sexta-feira (26).

Funcionamento dos bancos

O Decreto traz em seu anexo a relação de atividades, serviços e empreendimentos, com ou sem fins lucrativos, cuja realização e/ou funcionamento encontram-se autorizados, observados os dias e horários estabelecidos no corpo do decreto.

ENTRE ELES OS BANCOS, que é tratado nos Itens 1.18, 1.18.1 e, 1.18.2, a seguir relacionados:

1.18. Serviços bancários, de pagamento, crédito e saque, exclusivamente na modalidade de autoatendimento para o público em geral, ficando permitido o atendimento presencial para:

1.18.1. Atividades administrativas internas nessas unidades;

1.18.2. Pagamentos exclusivos de benefícios da seguridade social (assistência social, previdência e saúde), tais como: vale renda, bolsa família, pensões e aposentadorias, observados os calendários oficiais;

DESTACA-SE, que o decreto é claro no sentido de que os serviços de pagamento, crédito e saque só estão permitidos: Item 1.18. EXCLUSIVAMENTE NA MODALIDADE DE AUTOATENDIMENTO para o público em geral.

Para ter acesso ao Decreto na íntegra CLIQUE AQUI

Desta forma, o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, acompanhará com atenção o cumprimento do referido decreto, o qual a entidade está de pleno acordo e, caso certifique-se presencialmente ou através de denúncia de seus filiados ou da população em geral o seu descumprimento, imediatamente repassará a denúncia as autoridades competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis.

O presidente do Sindicato, Carlos Longo, ressalta que “caso algum banco ou agência de nossa base sindical se abstenha de cumprir o referido decreto, além da denúncia as autoridades estaduais competentes, também a faremos junto aos canais internos do movimento sindical bancário que acompanha, propõe e cobra medidas de prevenção da Covid-19 desde o início da pandemia junto a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos)”.

Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes

Segundo matéria veiculada nos meios de comunicação, na manhã desta quinta-feira (25), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou mais um recorde negativo de Mato Grosso do Sul durante a pandemia. Em apenas um dia, foram registrados 60 novos óbitos por coronavírus, totalizando 3.975, sendo que, mesmo antes de terminar, março de 2021 já é considerado o mês mais mortal desde o início da pandemia, com 616 mortes. Em segundo lugar ficou o mês de dezembro de 2020, quando foram registrados 587 óbitos, e em terceiro, janeiro de 2021, com 569.

Sindicato tem cobrado ações efetivas dos bancos

O Sindicato segue reivindicando que o atendimento bancário presencial neste período em que a pandemia de covid-19 está totalmente fora de controle, fique restrito aos casos absolutamente necessários e, em caráter excepcional, mesmo nos casos a que o decreto permite, já que boa parte desses serviços também podem ser efetuados nos terminais de autoatendimento.  

Lembrando que nesta quarta-feira (24) o sindicato participou de manifestação nacional em prol de um Lockdown e vacina para todos. Clique aqui e veja.

É um contrassenso, afinal, que os banqueiros assinem cartas por ações contra a covid ou mesmo participem com doações para pesquisas e vacinas se não adotam a mesma postura responsável em relação à saúde de seus funcionários, clientes e usuários.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região


Notícias Relacionadas