Os bancários e bancárias com saúde física e mental abalada pelo intempestivo retorno ao trabalho presencial imposto pelos bancos podem recorrer à Clínica do Trabalho do Sindicato para atendimento.
A Clínica do Trabalho do Sindicato acompanha, desde 2013, a deterioração da organização e das condições de trabalho e suas consequências para a saúde mental do bancário. E atua, sobretudo, em caso de estresse decorrente do trabalho, em atenção a vítimas de assédio moral e de acidente de trabalho e em situações de readaptação laboral.
“A pandemia agravou as condições de saúde dos trabalhadores, tornando ainda mais importante o atendimento aos bancários e bancárias em risco de adoecimento ou já acometidos por doenças do trabalho”, diz a secretária de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira.
Para a diretora do Sindicato, a pressão dos bancos pelo retorno indiscriminado ao trabalho presencial, incluindo pessoas do grupo de risco, sem que a pandemia esteja de fato controlada, acentua fortemente os problemas de saúde física e mental entre os trabalhadores. “É importante que os colegas se amparem no Sindicato, denunciem os abusos e recorram à nossa Clínica do Trabalho”, enfatiza Vanessa.
Atendimento remoto
O atendimento durante esse período de pandemia está sendo feito por meio remoto. Para contar com acolhimento e ajuda profissional, basta que os bancários e bancárias façam contato pelo Whatsapp (61) 99801-1141 e aguardem retorno.
Após ser acionada, a equipe da Clínica do Trabalho estabelece comunicação por áudio ou Skype. O atendimento presencial é realizado em caso de estrita necessidade, após avaliação.
Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília