Na sexta-feira (28), os Sindicatos dos Bancários de Campo Grande e Dourados solicitaram à Secretaria Estadual de Saúde (SES) a inclusão dos bancários como grupo prioritário na vacinação contra Covid-19. O pedido foi feito com ofício entregue ao secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Vander Loubet (PT), que também participou da reunião na Secretaria de Saúde em Campo Grande.
O documento foi entregue pelo SEEBCG-MS em parceria com o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região. A solicitação faz parte de uma série de ações que o movimento sindical tem realizado para mostrar a importância da imunização da categoria bancária.
“Desde o início da pandemia, os bancários estão sofrendo muito porque foram considerados essenciais, mas na hora de incluir no Plano Nacional de Imunização a categoria deixa de ser importante. Estamos em uma luta nacional para a inclusão das trabalhadoras e trabalhadores bancários”, explicou a Presidente do Sindicato de Campo Grande e uma das componentes do Comando Nacional dos Bancários, Neide Rodrigues.
O Presidente do Sindicato de Dourados, Carlos Longo, explica que: “Para reforçar a ação junto a Secretaria Estadual de Saúde o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região está encaminhando Ofício com o mesmo pedido às 13 secretarias municipais de saúde dos 13 municípios que fazem parte da base territorial da entidade que é composta por Dourados, Caarapó, Juti, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Maracaju.”
Durante a reunião em Campo Grande, o secretário estadual de saúde falou sobre as discussões junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a liberação de 70% doses para a vacinação por faixa etária e 30% para os grupos prioritários.
“É importante manter essa mobilização na luta para incluir os bancários no Plano Nacional de Imunização como categoria prioritária. O secretário foi muito justo conosco, se colocou à disposição e informou que vai encaminhar o pedido para o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde”, pontuou o deputado federal Vander Loubet.
O movimento sindical bancário através da Contraf-CUT, tem cobrado do Ministério da Saúde a inclusão da categoria bancária como prioridade na vacinação contra a Covid-19. O movimento também tem pressionado o Congresso Nacional, o Banco Central e a Fenaban.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, com Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS