Os bancários do Pará começam a ser vacinados contra a Covid-19 nesta sexta-feira 25, por Marabá, e continuam recebendo a imunização em Belém neste sábado e domingo, 26 e 27. No próximo sábado, dia 3, será a vez de os bancários de Brasília serem vacinados.
“Está começando pelas regiões Norte e Centro-Oeste a vacinação dos bancários, como resultado da campanha nacional pela inclusão da categoria como prioritária no Plano Nacional de Imunização (PNI). Esse é o resultado de uma luta que está sendo travada em todo o país pela Contraf-CUT, pela Fetec-CUT, demais federações e sindicatos. E os sindicatos do Pará e de Brasília merecem destaque especial por serem os primeiros a conquistarem na prática a prioridade de vacinação dos bancários”, elogia Cleiton dos Santos, presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT).
Os bancários do Pará são os primeiros do país a serem vacinados contra o coronavírus desde que a categoria, coordenada pelo Comando Nacional, começou a campanha pela inclusão da categoria, por ser considerada essencial, no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Durante a campanha, que continua em todo o país, o movimento sindical bancário reuniu-se com o ministro da Saúde, com parlamentares de diversos partidos no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas, câmaras de vereadores, prefeitos e secretários estaduais e municipais de saúde.
“Momentos importantes dessa campanha foi a criação pela Fetec-CUT/CN, no dia 5 de junho, do Comando Regional dos Bancários e a aprovação pela Câmara dos Deputados, no dia 17, do Projeto de Lei 1011/2020, que incluiu a categoria bancária no Plano Nacional de Imunização”, acrescenta Cleiton. O PL vai agora a votação no Senado.
A vacinação em Marabá será nesta sexta-feira 25, das 9h às 17h, na subsede do Sindicato dos Bancários do Pará. “É com imensa alegria que o Sindicato dos Bancários amplia o calendário de imunização contra a Covid-19 no estado e conquista a vacinação para todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro de Marabá – agências bancárias, cooperativas e lotéricas, já nesta sexta-feira (25)”, comemora a diretora na região, Heidiany Moreno.
Veja aqui como será a vacinação em Marabá.
E neste sábado 26 e domingo 27 a vacinação dos bancários do Pará continua em Belém, também na sede do Sindicato dos Bancários.
“Foram muitos meses de luta por prioridade na vacinação da categoria, que entendemos ser um direito nosso, mas hoje felizmente essa espera chegou ao fim e a categoria bancária da linha de frente da capital paraense é a primeira a ser vacinada em todo o país. Nosso muito obrigada ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao secretário de saúde, Maurício Bezerra, ao diretor de vigilância em saúde, Cláudio Salgado. Agora é organizar a lista de quem está na linha de frente, arrumar a casa pra receber muito bem quem se expôs esse tempo todo e que enfim vai ter sua dose de esperança aplicada”, afirma emocionada a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.
Confira aqui como foi a conquista da vacinação dos bancários do Pará.
> Fetec-CUT/CN reúne-se com secretário de Saúde de Rondônia e defende vacinação já dos bancários
> Seeb Acre reúne-se com governador pra defender vacionação dos bancários
> Bancários aderem à campanha do SEEBCG-MS “Para quem não pode parar #VacinaJá”
> Bancários reivindicam prioridade na vacinação contra a Covid-19 e fazem carreata em Dourados
> Ministro da Saúde recebe pedido de prioridade de vacinação para bancários
> Vacina Já: Paragominas, Curralinho e Mãe do Rio também vacinam bancários e bancárias
> Erika Kokay cobra priorização da categoria bancária na vacinação contra Covid-19
> No Dia Mundial da Imunização, bancários reivindicam inclusão na lista de prioridade
> Covid-19: Sindicato solicita inclusão da categoria no Plano Municipal de Imunização de Campo Grande
> Contraf-CUT reivindica novamente inclusão dos bancários no PNI ao Ministério da Saúde
> Sintraf/AP luta pela vacina para a categoria no Amapá
> Vacina já: Caravana Bancária pela imunização da categoria bancária
> Mortes por Covid-19 crescem entre trabalhadores do setor financeiro
> Mortes pela Covid-19 na categoria fazem bancári@s reivindicarem prioridade na vacinação
Fonte: Fetec-CUT/CN, com sindicatos filiados e Contraf-CUT