Notícias

home » notícias

18 de Agosto de 2015 às 17:42

SEEB/Brasília, Contraf-CUT e Fetec/CN entregam pautas ao BRB


Brasília - Na segunda-feira (17), o Sindicato dos Bancários de Brasília, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) estiveram em audiência com o presidente do BRB, Vasco Gonçalves. Na ocasião, as entidades entregaram as pautas de reivindicações referentes à Campanha Salarial 2015/2016: a específica discutida em seminário com os delegados sindicais em 7 de agosto, e a geral da categoria, definida na Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida em 31 de julho, 1º e 2 de agosto. 

Durante a entrega das pautas, as entidades sindicais cobraram do BRB um empenho em propiciar uma negociação produtiva e que valorize os trabalhadores do banco, especialmente mantendo a trajetória dos últimos 11 anos de garantir aumento real de salários, “uma forma eficiente de distribuição de renda”, nas palavras do presidente da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten.

“O banco tem enfatizado a necessidade de redução de despesas. Porém, este é um momento em que se deve buscar a realização de novas receitas, utilizando a crise como um ambiente para a criação de soluções que agreguem valor ao BRB e possam contribuir para alavancá-lo, e assim permitir uma campanha salarial positiva e produtiva”, enfatizou o secretário de Bancos Públicos da Fetec-CUT/CN, André Nepomuceno.

Valorização dos bancários do BRB

O banco afirmou que pretende realizar uma negociação que busque a valorização dos funcionários. Reconhece que os resultados atuais não são os que se esperava, porém, com ações que foram tomadas no curso do primeiro semestre, o futuro próximo aponta para tempos melhores, e que isto será considerado na campanha salarial. 

A diretora de Pessoal do BRB, Cristiane Maria Lima Bukowitz, também presente à reunião, afirmou que a comissão de negociação estudará as pautas entregues, e brevemente chamará o Sindicato para estabelecer um calendário de negociação, provavelmente nos moldes do que foi definido entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a Contraf para a negociação nacional. 

“Os funcionários do BRB reconhecem que o momento não é dos mais alvissareiros para o banco, assim como não o é para o país como um todo. Porém, uma negociação que atenda aos anseios da categoria é fator fundamental para que todos se sintam mais estimulados na busca de soluções que alavanquem o BRB. Valorizar os trabalhadores é um diferencial que pode determinar uma melhora para o banco em tempo mais rápido”, ponderou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que também é bancário do BRB. 

Questionamentos

Questionados sobre a comissão de negociação e suas limitações, o BRB afirmou que esta terá autonomia nas discussões, porém, afirmou também que a diretoria estará acompanhando o processo, e qualquer dificuldade apresentada pela comissão do banco, a diretoria intervirá buscando uma solução. 

Na reunião, o Sindicato cobrou ainda do banco resposta para os seguintes assuntos: 

1 - Eleição de um funcionário para o Conselho de Administração (Consad) do BRB – a diretoria informou que esse assunto será pauta da próxima reunião do Consad, e acredita que em breve será formada comissão para a formatação do processo. O Sindicato reiterou a necessidade de rapidez no processo, e lembrou que uma das reivindicações específicas é a conclusão do processo com a realização da eleição até dezembro de 2015. 

2 – Contratações – o BRB reafirmou o cumprimento do previsto no atual acordo coletivo de contratar 145 novos funcionários, entre analistas de TI e escriturários até dezembro de 2015. Até agora, foram contratados 51 analistas de TI. Questionado sobre novas contratações, o banco disse que não teria como afirmar o número exato a ser feito, porém, reiterou que as 94 contratações necessárias para o cumprimento do acordo (145 contratações no ano de 2015) podem tanto ser de analistas de TI como de escriturários. O banco afirmou ainda que, após a implementação do plano de desligamento incentivado, que aguarda autorização do GDF, será possível ter uma visão mais clara sobre a real necessidade.

Concurso

O Sindicato alertou o banco para a data de vencimento do atual concurso de escriturários, dezembro/15, e apontou que, com o Plano de Demissão Voluntária (PDV), provavelmente haverá uma necessidade de reposição destes profissionais, visto que a previsão é de que, dentre os que aderirem ao plano de desligamento, a maioria deverá ser de escriturários. O banco afirmou que está atento a esta situação. 

Na reunião, além de Eustáquio, André e Roberto Von der Osten, participaram os diretores do Sindicato Cida Sousa, Cristiano Severo e Ronaldo Lustosa, todos bancários do BRB. Pelo banco, também esteve presente a diretora de Rede, Kátia Queiroz.

Clique aqui para baixar a íntegra da minuta

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação 
 
 

Notícias Relacionadas