Ao dar posse aos novos delegados sindicais do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco da Amazônia, o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia promoveu nesta sexta-feira 20 de outubro um curso de formação e o Seminário “Reforma Trabalhista – Você Sabe O Que Muda Nas Leis Trabalhistas A Partir de Agora?”, que contou também com a participação de diretores de base da entidade, bancários, cooperativários e militantes de outras categorias profissionais, num total de 70 pessoas de todo o Estado.
O curso de formação foi realizado na parte da manhã, logo após os 28 delegados sindicais terem sido empossados, e o seminário ocorreu na parte da tarde.
”Foi um evento muito significativo, com participação de bancários de todo o Estado de Rondônia, que vai de encontro ao nosso objetivo de renovarmos e ampliarmos o número de dirigentes sindicais”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e também diretor de Formação do Sindicato de Rondônia, que conduziu o curso de formação.
“Pra mim foi uma nova experiência, satisfatória, de atuar como formador, e que nos traz muita alegria e esperança, porque a oportunidade de termos tantas pessoas num curso de formação deixa claro para nós que, apesar das dificuldades e dos desalentos, estamos no caminho certo e temos a certeza de que a esperança não acabou”, acrescenta Cleiton.
‘Saímos mais preparados para enfrentar os desafios’
O seminário “Reforma Trabalhista – Você Sabe O Que Muda Nas Leis Trabalhistas A Partir de Agora?”, à tarde, teve palestras do procurador do Trabalho Cássio Bruno Castro Souza e dos advogados Vinícius de Assis, Kátia Pullig de Oliveira e Felippe Pestana, do Escritório Fonseca & Assis, que assessora o Sindicato.
“Foi um curso e um seminário muito esclarecedores, com participação maciça, onde tiramos as dúvidas sobre a reforma trabalhista, como a incorporação de funções, rotatividade, acordos coletivos, jornada intermitente, home office e outros temas de interesse da categoria. Os participantes elogiaram muito, tanto o curso quanto o seminário, e acredito que saímos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios que nos esperam”, afirma José Pinheiro, presidente do Sindicato.
Cleiton dos Santos também elogia: “Esse processo de formação nos garante que temos plenas condições de fazer a resistência e o enfrentamento e retomar o nosso espaço de uma sociedade progressista, uma sociedade que avança nas conquistas dos direitos dos trabalhadores.”
Fetec-CUT/CN