Notícias

home » notícias

5 de Agosto de 2014 às 16:06

6º Congresso aprova minuta específica dos empregados do Banco da Amazônia


Belém/PA - Os empregados e empregadas do Banco da Amazônia aprovaram por unanimidade no último sábado (2), durante o 6º Congresso Nacional dos trabalhadores da instituição realizado no Sindicato dos Bancários do Pará, a minuta específica de reivindicações para a Campanha Nacional 2014. O evento foi bastante representativo e contou com presenças de empregados do banco no Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e São Paulo. 

Leia também:

06/08/2014 - Seminário discute o fortalecimento do Banco da Amazônia

04/08/2014 - Consultoria apresenta cronograma de gestão de pessoas do Banco da Amazônia

O primeiro momento do Congresso foi dedicado à saudação aos participantes com a mesa de abertura, com participação da presidenta do Sindicato Rosalina Amorim, do vice-presidente da Fetec-CUT Centro Norte Sérgio Trindade e do secretário de organização da Contraf-CUT Miguel Pereira. Em seguida foi feita a aprovação do regimento interno do evento, o que ocorreu por unanimidade. 

Logo após foi realizado um painel de conjuntura, que contou com as contribuições de Miguel Pereira da Contraf-CUT e de André Nepomuceno da Fetec-CN e funcionário do BRB (Banco Regional de Brasília). Por fim, os participantes dividiram-se em Grupos de Trabalho de saúde e condições de trabalho, e de emprego e remuneraᄃão. 

Durante a plenária final a minuta do ano passado foi referendada, mas com adendos no que diz respeito ao índice de reajuste de 12,5%, retorno tíquete extra em outubro (Ciriana) e no final do ano, PLR linear de três salários mais R$ 6.247, abertura de novas agências e contratações de mais bancários via concurso público, fim das terceirizações e da lateralidade, mais investimentos em segurança e em tecnologia, retomada do patrocínio do banco no Plano de Saúde e ampliação da rede de atendimento, solução imediata para a CAPAF e prioridade máxima para implementação do novo PCCR. 

No encerramento do Congresso, os participantes também aprovaram duas moções de repúdio contra o PL 4330 das terceirizações e a precarização do trabalho no Banco da Amazônia (clique aqui) e pelo fim da lateralidade (clique aqui). 

A entrega da minuta aprovada no 6º Congresso Nacional dos empregados e empregadas do Banco da Amazônia está prevista para a semana do dia 11 de agosto, data em que será entregue a minuta geral da categoria à Fenaban. 

“Fizemos um Congresso muito rico do ponto de vista da construção da pauta dos empregados do Banco da Amazônia, o que começou já durante o seminário de sexta-feira (1º), e que aprovou propostas de reivindicações que visam o fortalecimento do banco e a valorização dos bancários e bancárias da instituição. Vamos agora intensificar as mobilizações para construirmos mais uma Campanha Nacional forte e vitoriosa no Banco da Amazônia”, ressalta a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim. 

“Saímos desse 6º Congresso com a certeza de que nossos desafios são grandes, mas estamos motivados para lutar pelos nossos interesses. Somente com a organização e a mobilização dos bancários e bancárias é que seremos vitoriosos ao final dessa Campanha Nacional no Banco da Amazônia”, afirma o vice-presidente da Fetec-CN e empregado do banco, Sérgio Trindade. 

“Vamos reafirmar ao Banco da Amazônia no ato de entrega da minuta que as entidades sindicais, mais uma vez, estarão com toda a disposição para negociação, para que o acordo seja construído democraticamente em mesa de negociação. Esperamos que o banco tenha a mesma disposição e que antecipe suas tratativas para o fechamento do ACT com o DEST, para que a assinatura do acordo ocorra logo após o desfecho da Campanha Nacional, como é praticado nos demais bancos federais”, conclui o secretário de organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira.

 

Fonte: Bancários PA 
 
 

Notícias Relacionadas