Brasília - Com transmissão ao vivo pelo TV Bancários e pela rádio Joven Pan, o Sindicato dos Bancários de Brasília promoveu, nesta sexta-feira (28), mais um ato da Campanha Nacional 2015, desta vez no centro de Taguatinga. O programa será retransmitido pela TV Comunitária (canal 12 da Net).
Nesta sexta 28, quando se comemora o Dia dos Bancários, trabalhadores e moradores da região, além de dirigentes sindicais da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e do Sindicato dos Bancários de Brasília tomaram conta da Praça do Relógio para lembrar a importância da categoria para toda a população.
“Estamos levando o Sindicato itinerante a várias cidades do DF, com atendimento jurídico aos bancários, e repassando informações de como é a rotina caótica dos bancários que, apesar de contribuírem para o desenvolvimento econômico do país e para o enriquecimento crescente dos banqueiros, sofrem com o assédio moral”, enfatizou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.
“Para reverter esta lógica perversa, queremos mais seguranças nas agências, mais contratações e ampliação do horário de atendimento ao público”, completou Araújo, que também é bancário do BB.
'Opressão não tem perdão'
A rotina bancária mencionada por Araújo foi tema da esquete cômica apresentada pelos atores Fabiana Kami e Marcos Pavi, que lançaram o bordão ‘Opressão não tem perdão. Metas abusivas, não’. A peça é uma alusão ao assédio moral, que assombra os bancários sistematicamente e que, por isso, é o tema da campanha deste ano. O público também curtiu o show de rock nacional e internacional, com o talento da banda Down Jones.
“Se a sociedade não enxerga os reais problemas pelos quais passam os bancários diariamente, toda a luta para melhorar a qualidade das condições de trabalho e do serviço prestado fica ainda mais difícil”, afirmou o advogado Vitor Godoi, do escritório LBS Advocacia, que presta atendimento jurídico no Sindicato.
O secretário de Formação Sindical, Antonio Abdan, falou da importância que o sistema financeiro tem para qualquer país, destacando a importância de se realizar campanhas em prol de melhorias no setor. “Sabemos que os banqueiros estão lucrando cada vez mais. Por isso, não tem como negar melhorias para a categoria e para a população, que merece um atendimento digno.”
“Queremos que todos os bancários participem das atividades da campanha para que nossa luta seja vitoriosa”, afirmou o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo. Atos semelhantes serão realizados em Sobradinho, Gama e Ceilândia. “Juntem-se a nós. Participem”, convidou o dirigente sindical, que é bancário da Caixa.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília