Credito Seeb/Pará
(Belém-PA) - Chegou a vez de os bancários e bancárias do Banco da Amazônia definirem suas prioridades para a Campanha Nacional 2014. O 6º Congresso Nacional do funcionalismo do banco será realizado no dia 2 de agosto, em Belém. O encontro ocorre na sede do Sindicato dos Bancários Pará e vai definir a minuta de reivindicações específicas.
Os grandes temas em debate serão: saúde e condições de trabalho dos funcionários, emprego e remuneração, e o papel institucional do Banco da Amazônia na região.
"Esse é um dos momentos que podemos dizer de maior importância da Campanha Nacional, que é quando a minuta de reivindicações começa a ser construída com o funcionalismo do Banco da Amazônia. São várias as nossas exigências junto ao banco, como podemos destacar, o Plano de Cargos e Salários e o plano de saúde", destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.
Critérios de participação
Cada sindicato tem até o dia 23 de julho para convocar uma assembleia dos funcionários e eleger os delegados. Os dados dever ser enviados até às 12h do dia 28 de julho para a Contraf-CUT, conforme orientações encaminhadas às entidades.o - Ao todo serão 59 delegados, que representarão os 11 sindicatos que possuem funcionários do banco na base territorial. Eles irão levar ao congresso as demandas de cada região para a construção coletiva da pauta de reivindicações.
Cada estado tem direito a inscrever até 10% de observadores do total de delegados.
“O Banco da Amazônia que temos. O Banco da Amazônia que queremos” - Antes do congresso, no dia 1º de agosto, os bancários e bancárias participarão do seminário
"O Banco da Amazônia que temos. O Banco da Amazônia que queremos" no auditório do banco, a partir das 14h, no bairro Campina, também em Belém.
A mesa de abertura contará com a participação da CUT, Contraf-CUT e Fetec-CUT/CN, sob coordenação do Sindicato dos Bancários do Pará.
Entre os palestrantes haverá um represente do banco, cujo nome ainda será informado, o economista e ex-funcionário do Banco da Amazônia, Hélio Mairata, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Pará, Paulo Cunha, e o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA).
"O seminário será instrumento para debater o fortalecimento do Banco da Amazônia e a importância da instituição para a nossa região", ressalta Rosalina Amorim.