Notícias

home » notícias

31 de Março de 2014 às 20:47

31/03/2014 - Dirigentes da Fetec-CUT/CN e Contraf-CUT debatem Sistema Financeiro durante 8º Coban


8º Coban

Além do presidente da Fetec-CUT/CN, José Avelino estiveram presentes também os diretores Ayr José (Cuiabá-MT) e Sérgio Trindade (Belém-PA). 

Por Rondineli Gonzalez - Seeb/Rondônia 

(Porto Velho-RO) - Realizado nos dias 28 e 29 de março, no Hotel Fazenda Coimbra Selva Park, em Ouro Preto do Oeste, o 8º Congresso Estadual dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro (Coban) reuniu mais de 100 pessoas, entre bancários e trabalhadores das cooperativas de crédito de inúmeros municípios, para discutir as principais questões que fazem parte do dia a dia do ramo financeiro estadual. Temas como assédio moral, demissões, falta de funcionários e qualidade do ambiente de trabalho foram amplamente debatidos entre os participantes e convidados e palestrantes renomados, como o professor e psicólogo Roberto Heloani (Unicamp) e Miguel Pereira, secretário de organização sindical da Contraf-CUT.

O 8º Coban também serviu para a diretoria do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), fazer a prestação de contas e atividades da entidade sindical nos últimos três anos e, consequentemente, apresentar o plano de ação para o próximo quadriênio, já que uma das mudanças feitas no estatuto do Sindicato foi exatamente a ampliação do mandado sindical de três para quatro anos.

A mesa de abertura do encontro foi formada por José Pinheiro de Oliveira, presidente do SEEB-RO, Roberto Heloani, professor e psicólogo, Itamar Ferreira, presidente da CUT-RO, Rafael Zanon, diretor do SEEB/Brasília, e José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN.

No primeiro dia do evento o Secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira, fez um amplo debate sobre o sistema financeiro nacional e os impactos das rotinas de outros países sobre a economia brasileira.

Em seguida o renomado professor e psicólogo Roberto Heloani levou aos participantes um vigoroso debate sobre o assédio moral que acomete milhares de trabalhadores e seus familiares em todas as áreas do trabalho, especialmente no ramo financeiro.

Na parte da tarde a advogada Erica Caroline Ferreira Vairich destacou as principais conquistas dos trabalhadores por meio da assessoria jurídica do SEEB-RO – que é capitaneada pelo Escritório Fonseca & Assis Advogados Associados – nos últimos três anos, e fez esclarecimentos aos participantes sobre a importância do atendimento jurídico do Sindicato.

Ao final da tarde os trabalhadores se dividiram para formar os grupos de cada segmento, sendo um grupo dos trabalhadores das cooperativas de crédito (Credisis e Sicoob), grupo dos funcionários do Banco da Amazônia, grupo dos funcionários dos bancos privados (Santander, HSBC, Bradesco e Itau), grupo dos funcionários da Caixa e grupo dos funcionários do Banco do Brasil.

No domingo o congresso foi encerrado com a plenária geral, onde foram apresentados e debatidos os relatórios dos grupos e foram apresentados e votados pontos do estatuto e regimento interno do sindicato.

“Estamos felizes por, mais uma vez, contar com a participação forte dos funcionários de bancos e cooperativários, bem como celebrar a participação valiosa dos convidados e palestrantes, que foram extremamente importantes para ampliar os debates sobre todos os assuntos que dizem respeito ao ramo financeiro e, consequentemente, fazem parte da vida desses trabalhadores. É mais um congresso realizado com sucesso e que consegue seus objetivos, que é reunir os trabalhadores, os representantes sindicais e tantas pessoas importantes para discutir os temas e a luta por uma melhor qualidade de vida para bancários e demais trabalhadores do ramo financeiro”, avaliou José Pinheiro, presidente.


Notícias Relacionadas